Destaques Política

Câmara de Itaú adia votação de projeto de criação de cargos para o UAI

23 de novembro de 2023

Foto: Arquivo FM.

Lauro Sampaio

ITAÚ DE MINAS – A Câmara Municipal de Itaú de Minas vem discutindo durante este ano o projeto de criação e instalação da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) na Casa. O programa consiste no oferecimento de programas integrados dos governos municipal, estadual e federal aos moradores e, no último dia 14 de novembro, sua discussão foi retirada de pauta devido a um pedido de adiamento, pelo prazo de 45 dias. A reportagem apurou que a matéria suscita muitos debates e por isso foi aprovado o pedido para mais estudos sobre a iniciativa.

Na mencionada sessão, os vereadores trataram da possível criação de 3 cargos de auxiliares administrativos para trabalharem no posto itauense do UAI, o que ainda não foi decidido. De acordo com a Coordenadoria da Casa, a vereadora Juliana Mattar, integrante de uma das Comissões da Câmara, já expediu parecer favorável à tramitação do texto, sendo que todos os membros das comissões foram unânimes em aprovar o adiamento momentâneo da tramitação do projeto, exatamente como permite o Regimento.

O Departamento Jurídico da Câmara de Itaú de Minas confirmou para a reportagem que o projeto suscita muitos debates acalorados, mas se negou a emitir qualquer opinião a respeito da polêmica.

Conforme nota do governo do Estado, o programa UAI Compartilha tem como objetivo principal fornecer todas as orientações e expertise necessárias para a implementação e manutenção de uma Central de Atendimento aos municípios interessados em aderir ao programa. Para tanto, o Estado fornecerá as orientações necessárias e a gestão cotidiana da Central, enquanto o município assumirá os custos com implantação e custeio da unidade. Dessa forma, será possível ampliar a capilaridade da rede de atendimento ao cidadão de forma estruturada e padronizada, garantindo a qualidade dos serviços, a utilização de indicadores de desempenho e de metodologias de mapeamento de processos.

A unidade UAI da Câmara de Itaú de Minas tem a expectativa de oferecer o mesmo atendimento do programa PoupaTempo que funciona no estado de São Paulo, como fornecimento de documentos para os cidadãos, triagem para programas, pagamento de taxas, retirada de documentos novos e até guichês para o pagamento de taxas para exames de trânsito etc.