Clima Destaques

Calor deve permanecer até o início do outono em Passos

18 de março de 2024

Foto: Reprodução.

Ézio Santos

PASSOS -O calorão que tem assolado Passos e região nos últimos dias deve continuar até o início do outono, que começa às 0h06 desta quarta-feira, 20, no hemisfério Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a temperatura pode chegar a 35°C  em Passos no primeiro dia da nova estação, com mínima de 22°C.

Na quinta-feira, 21, a máxima prevista é de 34°C e a mínima cai para 20°C.  Já na sexta, o Inmet estima máxima de 27° e mínima de 19°, temperaturas que podem ser consideradas  amenas diante do calor dos últimos dias na cidade.

Nesta terça-feira, calor ainda deve castigar a população, com temperatura entre 23°C (mínima) e 33°C (máxima).

De acordo com informações do 5º Distrito do Inmet, em Belo Horizonte, o último sábado, 16, foi o dia mais quente do ano em Passos, com 34,2ºC.

Outono

Segundo informações do Inmet e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o outono, no hemisfério Sul, termina às 17h51 de 21 de junho e é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central.

Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando mais ao sul de sua posição climatológica.

Esta estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante o outono são observadas as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos da estação como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro[1]Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Para a região Sudeste são previstas chuvas com volumes ligeiramente acima da climatologia, especialmente em áreas de São Paulo e sul de Minas Gerais. Nas demais áreas, a tendência é de chuva próxima e ligeiramente abaixo da média. Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da climatologia nos próximos meses.