Destaques Geral

Caixa libera pagamento do abono salarial para nascidos em maio e junho

15 de maio de 2024

Caixa considerada o mês de nascimento do trabalhador para pagamento do Pis e o Banco do Brasil considera o dígito final do número de inscrição para o pagamento do Pasep / Foto: Reprodução

BRASÍLIA – A Caixa e o Banco do Brasil liberam nesta quarta-feira, 15, o pagamento do abono salarial do PIS e do Pasep, aos trabalhadores aniversariantes nos meses de maio e junho.

O Pasep será pago pelo Banco do Brasil nas contas dos correntistas ou de quem tem conta na instituição. Os servidores públicos com o número de inscrição com finais 4 e 5 recebem pelo Pasep. Já quem não é correntista do banco pode realizar a transferência para uma conta no nome do beneficiário nos terminais de autoatendimento por meio da apresentação de documento oficial de identidade, no portal ou no guichê do caixa das agências.

No caso do PIS pago pela Caixa, o valor será creditado na conta corrente ou na poupança da instituição, ou ainda pela poupança social digital, do aplicativo “Caixa Tem”.

O benefício é destinado aos trabalhadores com inscrição no PIS/PASEP há, no mínimo, cinco anos, e com emprego formal, no mínimo, há 30 dias em 2022, ano-base para o cálculo deste ano, possuindo uma remuneração mensal de até dois salários-mínimos.

Cada mês trabalhado, no ano de 2022, é equivalente a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou acima de 15 dias contados como mês completo. No caso de quem trabalhou com carteira assinada receberá um salário-mínimo completo de R$ 1.412.