Destaques Esporte

Brasileiros dominam ranking dos elencos mais valiosos da Libertadores 2024

2 de abril de 2024

Foto: Reprodução / Conmebol

PASSOS – Nesta terça-feira, 2, começa a fase de grupos da Conmebol Libertadores de 2024 e um fato curioso deste ano é que os times brasileiros estão dominando o ranking dos elencos mais valiosos da competição. Dentre os 8 elencos mais caros, 7 são clubes do Brasil.

Segundo dados do portal Transfermarkt, as três equipes que irão disputar a Libertadores 2024 que possuem o elenco mais valioso são Palmeiras, Flamengo e Fluminense, o atual campeão. Apenas os três possuem mais de 100 milhões de euros avaliados.

A quarta equipe mais valiosa da competição com 97,55 milhões de euros é o River Plate, da Argentina. O Atlético fecha o top-5 com 89,1 milhões. São Paulo, Grêmio e Botafogo vêm logo na sequência.

O San Lorenzo, da Argentina, e o Talleres, adversário do tricolor paulista, são os responsáveis por fechar o top-10.

O último colocado da lista, o Caracas, possui um elenco avaliado em apenas 6,65 milhões de euros, o que representa 203,05 milhões de euros a menos do que o Palmeiras, o primeiro colocado.

Esse domínio pode ser explicado pela questão do investimento. Nos últimos anos os clubes do Brasileirão passaram a ter maior capacidade de investimento que seus rivais continentais, o que gerou um abismo econômico perceptível nos elencos.

Além do domínio financeiro, as equipes brasileiras possuem uma hegemonia sobre os títulos dos últimos anos. Já são 5 troféus seguidos erguidos por clubes do Brasil.

A Libertadores de 2024 contará com a participação de 32 times, sendo sete brasileiras. O Fluminense está no grupo A; São Paulo no grupo B; o Grêmio no C; o Botafogo no D, o Flamengo está no grupo E; Palmeiras é um dos integrantes do grupo F e o Atlético é do grupo G.