Destaques Língua Portuguesa

Brandão lança ‘Aí Onde Não Cabe’

16 de fevereiro de 2024

O passense Alexandre Brandão lança seu quarto livro pela Editora Patuá./ Foto: Arquivo FM.

LITERATURA

Começou na quinta-feira, 15, e prossegue até o próximo dia 25, a trajetória do novo livro do escritor passense Alexandre Brandão, “Aí Onde Não Cabe”, pela Editora Patuá. O primeiro lançamento oficial ocorrerá no Rio – onde ele reside – em data ainda ser definida.

Depois de dois livros de poesia, em 2020 e 2022, Alexandre volta à prosa, repetindo a estrutura de seu A câmera e a pena (Cais Pharoux), de 2009, qual seja, a reunião de duas novelas. Em ‘Aí Onde Não Cabe’, quarto livro do autor na Patuá, estão Zerinho ou um (vencedor do Primeiro Prêmio Flipoços/Kindle, em 2022) e O Anjo ouve os Noturnos. Como em 2009, Alexandre conta com a parceria de Ricardo Tamm, artista plástico e professor (UERJ), com quem tem realizado diversos trabalhos desde então.

‘Aí Onde Não Cabe’ reúne duas novelas que lidam com a inexatidão, com a vida levada onde tudo é muito justo ou, ao contrário, amplo demais. Dico e Blasco, em Zerinho ou um (Prêmio Flipoços/Kindle para escritores independentes em 2022), e Clara, em O Anjo ouve os Noturnos transitam, arrastados, de um extremo ao outro. Em Zerinho ou um, Dico organiza-se para usufruir de uma vida sem compromisso outro que não o de acordar e ser livre. Mas o que é a liberdade sem um cachorro? Já Blasco, depois de uma sucessão de acasos o transformar em dono de uma imensa fortuna – que, em suas mãos, será multiplicada ao infinito –, abandona tudo e todos que o acompanharam em sua quase miséria. Não demora muito, ele aprende que é espinhoso encaixar-se no “paraíso”. O encontro dos dois reequilibrará de um jeito torto a vida de Dico e abrirá um abismo na de Blasco.

Os dramas particulares de ambos, em um nonsense cômico e político, trazem à tona o embate tão atual entre integridade e ganância, sonho e delírio. Clara, em O Anjo ouve os Noturnos, é uma jovem que está conquistando autonomia: saiu de casa, faz faculdade. No entanto, a morte do pai – um amante de Chopin – faz com que ela se embrenhe em um universo sujo, que jamais imaginou existente e tão próximo. Enquanto enfrenta esse mundo – masculino, na essência, mas não só –, a vida se amplia – ou se reduz – de modo a tornar impossível ajustar-se a ela no molde desejado

A pré-venda do novo livro de Alexandre Brandão está sendo feita pelo site da Editora Patuá, no link: https://www.editorapatua.com.br/ai-onde-nao-cabe-novela-de-alexandre-brandao/p. Ele lembra que, como é pré-venda, entre efetuar a compra e receber o livro levará um tempo maior do que o de uma compra habitual.