BELO HORIZONTE – Os militares do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais que estão em missão humanitária na Turquia desde a última sexta-feira, 10, tiveram como primeira missão a busca por uma criança que ainda pode estar viva em meio aos escombros.
Segundo informações do governo estadual, após tratativas com a Defesa Civil local, eles iniciaram a primeira missão, neste sábado, e a equipe enfrenta dificuldades para acessar as áreas afetadas, comunicação precária e um cenário de destruição.
Os enviados para a ajuda humanitária estão em Karamanraras, no Sul da Turquia, perto da fronteira com a Síria. Os dois países foram afetados por terremotos que deixaram mais de 23 mil mortos.
Salvar vidas e tentar diminuir a dor e o sofrimento dos atingidos são objetivos do grupo que, junto, soma mais de 90 anos de atuação no CBMMG, entre cursos, treinamentos e empenhos em desastres no estado – como o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho – e em outras missões internacionais.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, estão na Turquia o major Heitor Aguiar Mendonça, o tenente Leonan Soares Pereira, o capitão Tiago Silva Costa, o sargento Willian Lopes Tristão, o segundo sargento Leonardo Costa Pereira e o cabo Vitor Bruno Alves de Oliveira.