Boas novas para a Moda Minas

Moda mineira na feira  WTM/SP. Foto: Leo Bicalho - Secult
Moda mineira na feira WTM/SP. Foto: Leo Bicalho - Secult

BLOCO DE MODA – Wagner Penna

O mês de abril começou com boas novas para a moda mineira. Além da feira Minas Trend, que vai ser realizada entre os dias 11 e 13, no Minascentro, em BH, as notícias de que o governo mineiro deve anunciar estratégias para apoiar o setor, trouxe otimismo pela sua dimensão, um plano amplo, envolvendo, no mínimo, quatro secretarias estaduais.

Na realidade, o governador Zema já vem demonstrando seu empenho em fortalecer a área, com várias iniciativas que prestigiam os criadores & indústria de moda. Na feira de turismo WTM, em São Paulo, ele esteve presente e levou as marcas Apto 03, Barbara Bela e Plural + calçados Debora Germani para o desfile. Na segunda quinzena deste mês, o Circuito Liberdade, em BH, vai apresentar debates sobre ‘Moda & Modernidade’.

Fora do circuito oficial, entidades de peso também investem na área, caso da Fiemg, com a própria Minas Trend (que ela promove), assim como o Sebrae-MG, que vem implementando os APL’s ligados à área em todo o Estado. Da mesma forma, o CDL/BH vem, há tempos, apoiando ações que estimulam a produção de moda na região metropolitana.

Tudo isso vem em boa hora, pois os desafios que a indústria da moda mineira (notadamente o vestuário) enfrenta exigem que esse apoio seja mesmo intenso, eficiente e eficaz.

VAIVÉM

O estilista Victor Dzenk deu rasante Alagoas para fotografar sua coleção verão 2024. O tema do lançamento homenageia a Rota Ecológica dos Milagres, fica ao norte de Maceió. Três dias de muito trabalho e volta correndo para últimos detalhes do desfile no Palácio da Liberdade, do qual é um dos curadores. Os modelos da nova coleção VD são fluidos e as cores remetem ao mar, ao verde local e sinuosidade do litoral.

***

O estilista Eduardo Amarante realizou desfile no auditório da OCA, no Ibirapuera/SP, focado na diversidade & inclusão + show de Elba Ramalha. Teve também cerimônia com lider indígena em torno do estilista. Tudo muito bonito. O ponto alto da noite foi a apresentação da marca Amarante do Brasil.

PONTO FINAL

A busca pelo resgate do vigor da nossa moda existente na década de 1980, quando o Grupo Mineiro foi a vitrine de uma nova realidade fashion entre nossas montanhas, é algo altamente salutar. Mas duas iniciativas são essenciais para isso: 1) a real de integração/união de toda a cadeia produtiva & criativa do setor; 2) a identificação realista do que deve ser abordado, considerando o crescimento de outros polos concorrentes e poderosos no país, a chegada de tecnologia sofisticada na produção & varejo de moda. A partir disso, concentrar a força do marketing fashion nas linhas produtivas onde Minas se destaca no assunto.

Amém!!!

Últimas Notícias

Exclusivo

Tiro de Guerra de Passos realiza 1ª Corrida do Atirador neste domingo

Piracema começa em Minas Gerais e restringe pesca para proteger reprodução dos peixes nativos

Exclusivo

Radialistas apontam desafios para renovação de profissionais em Passos

Exclusivo

Prefeitura de Passos avança em obra contra enchentes, mas contenções de encostas ainda dependem de recursos

Exclusivo

Eleições – O espetáculo da democracia não pode admitir dúvidas

PASSOS Previsão do Tempo