Cidadania Destaques

Associação organiza ‘Cãominhada’ e Feira de Adoção em Capitólio

15 de junho de 2023

Evento pretende incentivar a adoção responsável./ Foto: Reprodução.

Débora Meira

CAPITÓLIOA Associação dos Empresários de Turismo de Capitólio (Ascatur) vai realizar neste sábado, 17, a Feira de Adoção e a Cãominhada”, em prol dos animais que estão em situação de rua e que buscam um novo lar. Segundo os organizadores, a ‘cãominhada’ deve iniciar às 9h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e finalizar às 11h, no restaurante Tô Aqui Na Praia.

De acordo com o vice-presidente da Ascatur, Vitor Oliveira Vasconcelos, o evento pretende criar um momento de recreação e troca de experiências entre tutores e animais. “Esperamos que as pessoas possam se sensibilizar com a causa animal e entenderem quem lutam por ela. A cultura de posse responsável e o não abandono devem ser trabalhada com maior frequência, assim, em parceria com as ações, o número de animais errantes devem diminuir”, disse.

É a primeira vez que um evento dessa magnitude acontece na cidade. Outros eventos já foram executados, mas esperamos que esse seja o primeiro de muitos que nosso grupo organize”, disse Vítor, ressaltando que, na Feira de Adoção estarão disponíveis de 20 a 30 animais, que esperam encontrar um lar.

Segundo o vice-presidente da associação, o objetivo do evento é reunir tutores responsáveis para dar o exemplo e incentivar a adoção dos animais abandonados que vivem no Centro de Acolhimento Temporário de Rua (CATAR), além realizar um levantamento de quantidade de animais que necessitam de castração.

Os animais disponíveis para adoção estarão localizados na prainha artificial e, após o tutor identificar com o seu futuro bichinho, um termo de compromisso de posse responsável será preenchido e assinado pelo e também entregamos uma cartilha de recomendações para zelar pela vida do animal. A adoção responsável e o não abandono exige várias questões, que envolve a qualidade de vida do pet, envolvendo castrações, aplicação de vacinas e microchipagem”, destacou.

Os organizadores pedem que os tutores levem durante o evento, coleira, água e saquinhos para recolher as fezes dos animais de estimação.