Destaques Política

Ameg elege Freire presidente e Daniel Ferreira e Suely como vices

14 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação /Ascom Ameg.

PASSOS – O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, foi eleito presidente da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) para o ano de 2024. Ele vai substituir Diego Oliveira, prefeito de Passos que está a frente da instituição até o fim de 2023.

A eleição acontece na 193ª Assembleia Geral Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 14, a última de 2023, e foi consensual. Segundo a Ameg, a associação manteve a tradição de pleito sem concorrência para a escolha da diretoria. A Ameg conta com 24 municípios associados com uma população de 417.578 habitantes conforme o Censo 2022 do IBGE.

No próximo ano, o primeiro escalão da Ameg será composto por Rafael Freire como presidente, pelo prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva, com primeiro vice-presidente, e pela prefeita de Delfinópolis, Suely Alves Ferreira Leite Lemos, na segunda vice-presidência.

Os prefeitos de São Sebastião do Paraíso, Marcelo de Morais, de São Roque de Minas, Onésio de Oliveira Andrade, e de Ilicínea, Nirlei Cristiani, serão os titulares do Conselho Fiscal, e terão como suplentes os prefeitos Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, (São José da Barra), Luiz Gonzaga Cintra, (Claraval) e Nelson Alves Lara (Guapé).

De acordo com informações da Ameg, logo após assinatura do Termo de Posse, o prefeito Rafael agradeceu o apoio dos colegas e assumiu o compromisso de zelar pelo fortalecimento e crescimento da Ameg. “De pautar a nossa atuação no diálogo, na democracia e na construção coletiva de uma gestão séria, transparente e dinâmica“, disse. Freire também afirmou que pretende focar a atuação na conservação e melhoria das estradas da região.

Um dos pedidos feitos pelos prefeitos ao presidente eleito o retorno das assembleias itinerantes nas cidades associadas. Segundo a Ameg, Freire afirmou que o pedido será acatado e que estará à disposição dos prefeitos, como presidente da associação, para pleitear recursos e oferecer suporte aos municípios associados através dos serviços prestados, como licitações, serviços de engenharia, Castramóvel, serviço de inspeção municipal, entre outros.

Também participaram da reunião os prefeitos de São João Batista do Glória, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, Ibiraci e Cássia, além dos vice-prefeitos de Córrego Fundo e de Capitólio. A próxima reunião da Ameg, sob a coordenação da nova presidência, está prevista para acontecer na primeira semana de fevereiro de 2024.

Foto: Divulgação /Ascom Ameg.

Foto: Divulgação /Ascom Ameg.