Classificados Concursos Destaques Dia a dia Política Streaming Televisão Trabalho

Ameg celebra 40 anos com homenagens e reafirmação do papel do associativismo

29 de novembro de 2024

Evento reuniu lideranças municipais, parceiros e servidores para reconhecer avanços e marcos históricos / Foto: Reprodução

PASSOS – A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) comemorou 40 anos com a 198ª Assembleia Geral Ordinária e uma cerimônia no Espaço Tropeiro, em Passos, marcadas por homenagens a personalidades e avanços históricos. Fundada em 1984, a Ameg cresceu de nove municípios fundadores para 24 consorciados, consolidando-se como referência no desenvolvimento regional.

A assembleia foi conduzida pelo presidente Rafael Freire, prefeito de Alpinópolis, que destacou a primeira reforma interna da sede, a obtenção dos selos Arte e Sisbi, a quitação de pendências financeiras, a reforma administrativa da associação e ainda a negociação para liberação de um precatório de São Sebastião do Paraíso, garantindo um saldo de R$ 1,5 milhão em caixa.

Freire agradeceu o trabalho do consultor Giovane, do jurídico da Ameg e a boa vontade do prefeito de São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais, no andamento do processo. “Estou deixando a presidência da Ameg com o caixa pacificado com este valor investido rendendo cerca de R$ 10 mil por mês para a nossa associação”, comemorou.

Após a assembleia, lideranças participaram da cerimônia comemorativa. O ex-prefeito de Passos e ex-deputado estadual professor Cóssimo Baltazar de Freitas, primeiro presidente da Ameg, foi um dos homenageados. “Descobrimos lá atrás que a única forma de enfrentarmos os desafios regionais era através do associativismo dos municípios. Desde então, a Ameg se tornou uma voz uníssona de todos os municípios em busca do desenvolvimento regional”, disse.

Maria Aparecida Hermógenes de Freitas, única mulher a presidir a Ameg, lembrou: “Fui presidente da Ameg em 1995, época em que não havia tantas mulheres na política. Me sinto honrada em ter sido escolhida a primeira presidente desta associação e conclamo os prefeitos integrantes do consórcio a darem oportunidade para novas mulheres estarem à frente da nossa associação”, pontuou.

O evento também homenageou o vereador mais antigo de Passos ainda vivo, Geraldo Gonçalves dos Reis, de 93 anos, além dos ex-presidentes Mauro Lúcio da Cunha Zanin (ex-prefeito de São Sebastião do Paraíso) e Geraldo Franco Martins, (ex-prefeito de Delfinópolis), que lideraram momentos importantes como a construção e inauguração da sede da associação.

Parceiros institucionais reconhecidos incluíram Fernando Gomes Reis, diretor da Diretoria Regional de Desenvolvimento Social de Passos; Katia Rita Gonçalves, superintendente regional de Saúde de Passos; Inácio Ferreira da Silva Júnior, superintendente regional de Ensino de Passos; Hipólito Ferreira Paulino Neto, diretor da Uemg – unidade de Passos; e Carlos Orlandi Chagas, diretor do Jornal Folha da Manhã.

Também receberam homenagens os deputados estaduais Cassio Soares e Antonio Carlos Arantes, que destacaram a importância da associação para o progresso dos municípios mineiros e reforçaram o compromisso de apoiar os municípios da região em seus pleitos tanto na esfera estadual quanto na federal.

Os ex-secretários executivos Antônio Carlos Mazzilli e Nydia Rezende Carvalho, além da atual secretária executiva, Olga Bastos, foram reconhecidos por suas contribuições. Representando o corpo técnico, Heloisa Helena Leite Lima (administração), Elimar Vieira Vaz (engenharia) e Sérgio da Cruz (patrulha motomecanizada) também foram homenageados.

Municípios consorciados

Atualmente, a Ameg é composta por Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Córrego Fundo, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Ilicínea, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita.