Destaques Educação

Alunos do 9º do Colégio Status ‘desenterram’ cápsula do tempo

25 de novembro de 2023

50 alunos participaram da atividade./ Foto: Divulgação.

Débora Meira

PASSOS – Os alunos do 9º ano do Colégio Status Poliedro realizaram na última quarta-feira, 22, a retirada de uma “cápsula do tempo” enterrada em 2020 pela turma. O objeto faz parte de uma atividade interativa para os estudos sobre tempo histórico e cronológico.

Segundo o professor de História e responsável pela atividade, Itamar Machado da Silva Neto, a ideia da “cápsula do tempo” surgiu para que os estudantes entendam o conteúdo estudado em sala na prática. “Participaram 50 alunos e nós depositamos cartas dentro da cápsula. A turma escreveu seus anseios, sonhos e projetos, onde também colocaram mensagens para os colegas de sala”, disse Itamar.

“A História é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo, com isso os alunos puderam ver o seu amadurecimento e a evolução de suas ações”, comentou.

Segundo o professor, a atividade contribui na formação dos cidadãos para que possam ser críticos com a realidade na qual estão inseridos e debater sobre o que aconteceu no passado e as influências no presente.

“Aqui no colégio, nossos alunos podem colocar em prática tudo o que aprendem na teoria, realizamos atividades práticas, viagens e eventos que permitem que os estudantes possam vivenciar novas experiências, sempre com auxílio pedagógico”, disse o professor.

Para a aluna Maria Laura Portela Silva, a atividade foi importante para relembrar os momentos na escola antes da pandemia. “Um momento para recordar quando ainda estávamos no 6° ano, reconectar amizades do passado, demonstrarmos os nossos sentimentos por todos que estão diariamente conosco a tantos anos”, comentou.

“Os projetos interativos são extremamente interessantes e importantes, pois além de nos ajudar a compreender melhor os conteúdos, ajudam a construir um ambiente escolar acolhedor”, disse a aluna.