Destaques Educação

Alunos da Uemg fazem palestras sobre etarismo e inclusão social

5 de junho de 2023

Aulas terão início no dia 4 de março em todos as unidades da Uemg./ Foto: Divulgação.

Yngrid Horrana

PASSOS – Os estudantes do 3° período do curso de Administração, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), realizam nesta terça-feira, 6, a partir das 8h, no auditório do Bloco 5, o primeiro evento de extensão com palestras sobre diversidade, Direitos Humanos e inclusão social.

Segundo os organizadores, o encontro terá emissão de certificados de 3h e deve abrir com a participação da advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Passos, Karoline Carvalho, que ministrará a palestra “Diversidade e inclusão em Direitos Humanos”.

A partir das 9h, o encontro será guiado pela palestrante e mestre em Comunicação, Marta Pongidor. A profissional tratará sobre o “etarismo” e os impactos da conjuntura na sociedade, educação e mercado de trabalho.

A coordenadora do projeto de extensão, Stephanie Estéban, destacou a importância de debater os estigmas e preconceitos que afetam as relações de indivíduos nas diferentes faixas etárias.

“Dentro da esfera da diversidade e da inclusão social, existe uma discriminação contra as pessoas mais velhas, principalmente no mercado de trabalho, e no ambiente educacional”, enfatizou.

Segundo Stephanie, um caso de etarismo que viralizou nas mídias foi um dos principais fatores que a engajou o debater sobre a temática dentro da universidade.

“Quis chamar atenção para essa temática por conta do caso que aconteceu em uma faculdade no estado de São Paulo, onde alunas debocharam de uma colega de 44 anos por ela ser velha em iniciar o curso. Diversidade deve ser pauta de todos nós, como seres humanos e cidadãos. Enquanto não aprendermos a respeitar as nossas diferenças não evoluiremos como sociedade”, disse.

Segundo a professora, abordar essas temáticas somente em cursos da área da Ciência Social é um equívoco. Segundo ela, responsável por lecionar disciplinas na Uemg e no Instituto de Ciências e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas), campus Passos, também comentou sobre os resultados que a aliança entre essas duas instituições podem proporcionar para a comunidade. “Acredito que educação é feita de colaboração. Instituições de ensino não são rivais e sim parceiras no objetivo educacional e no desenvolvimento regional”, destacou.

A docente lembra ainda que o evento foi inspirado no encontro promovido pelos extensionistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Educação e Sexualidade (Neges), em maio, no IFSul de Minas. “O evento faz parte do meu projeto de extensão relacionado à gestão da diversidade. Primeiramente fiz o evento no IF e agora será na Uemg”, comentou.

40+ na universidade

De acordo com pesquisas do Ministério da Educação (MEC), o número de estudantes universitários com aproximadamente 40 anos cresceu cerca de 171,1% entre 2012 e 2021. Somente em 2021, 599.977 pessoas com essa faixa etária ingressou em uma instituição de ensino superior.