Destaques Geral

Alunos da Fama fazem coleta de lixo eletrônico em Cássia

5 de abril de 2024

Foto: Reprodução

CÁSSIA – Alunos do 1º e 3º anos da escola Fundação Ana de Melo Azevedo (Fama), em Cássia, liderados pelo professor Sérgio Cabral, realizaram ação ambiental de recolhimento de lixo eletrônico em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

O material coletado foi encaminhado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp) para uma empresa de reciclagem e para uma faculdade de engenharia, promovendo conscientização ambiental e prática educativa.

Além de proporcionar o devido fim ao material, a ação visa incentivar as pessoas a não descartarem lixo eletrônico no lixo comum, já que esse tipo de resíduo contém componentes altamente tóxicos para o meio ambiente, como baterias e pilhas.

Esses materiais, se reciclados adequadamente, podem ser reaproveitados, reduzindo assim a necessidade de exploração de matéria-prima para a produção de novos componentes eletrônicos. Essa conscientização é crucial para mitigar os impactos negativos da poluição causada pelo descarte inadequado de lixo eletrônico.

 

Plantio de mudas

Com iniciativa da administração do Santuário de Santa Rita de Cássia e do vereador Luiz Adriano “Priminho”, em parceria com a prefeitura de Cássia, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e com a escola Fama, foi realizada uma ação de plantio de mudas no estacionamento de ônibus, visando proporcionar uma melhor acomodação aos motoristas que acompanham os visitantes.

A Secretaria de Meio Ambiente doou mudas de jenipapo, jatobá, ipê, acácia e jambolão. O plantio foi conduzido pelos alunos do ensino médio, 1º e 2º ano da fundação, com a supervisão dos professores Sérgio Antônio Fonseca, Joana Lima, Janayna Mara Resende e da diretoria, Maria José Pinto Melo Carvalho.

Também estiveram presentes o prefeito, Rêmulo Carvalho, o vice-prefeito, Ricardo Graia, que ajudaram no plantio, o coordenador de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro de Melo, o presidente do Codema, Juliano Xavier, e o técnico de Meio Ambiente Luan Mendes.