Destaques Literatura

Aluna de Passos tem obras em antologia

18 de outubro de 2023

José Reis ao lado de Evellyn, durante homenagem prestada pela Escola São José ao escritor./ Foto: Divulgação.

LITERATURA

Uma semana depois de ter um poema escolhido para uma coletânea nacional da Editora Persona, a aluna passense Evellyn Caroline de Oliveira Silva, de 14 anos, foi contemplada com a seleção de dois poemas seus para outra antologia nacional, desta vez num concurso realizado pela Academia Teresopolitana de Letras (ATL), de Teresópolis (RJ). Os poemas “Olhos feito oceano” e “Os chapéus de Flávia” farão parte do livro que será lançado em breve pela ATL com o tema “O poeta resiste III”.

Ainda há chance de um dos poemas da Evellyn ficar entre os três primeiros lugares, já que o resultado final será conhecido apenas durante a entrega dos prêmios, em data a ser anunciada pela ATL”, informou o professor José dos Reis Santos, que leciona Língua Portuguesa e Redação e vem orientando a aluna a participar de certames literários desde o ano passado.

O professor leciona na Escola Estadual São José, em Passos – mesma escola em que Evellyn estuda. Ele também participou do concurso na categoria adulto, mas não logrou êxito. “Na vida, é natural que o discípulo supere o mestre. E é isso que vejo na Evellyn, uma menina que tem uma espantosa verve poética. Tanto é que somente este ano, aos 14 anos de idade, ela participará de três antologias nacionais”, observou José Reis.

Perplexa

Evellyn Caroline cursa o 8º ano na Escola São José e foi aluna de José Reis, no ano passado. Antes de participar de algum certame, ela envia seus poemas para análise do professor. Sobre a escolha de seus poemas, a estudante disse que esperava que ao menos um seria selecionado. “Fiquei perplexa ao ver que os dois foram selecionados, e que ainda há chances de ficar entre os três primeiros colocados. A autoconfiança em minha só cresceu”, resumiu Evellyn.

A mãe da aluna, Helen Cristina de Oliveira Silva, disse que tem muito orgulho da filha. “Ela é muito determinada e tem vários talentos. Além de compor poemas, ela também é ótima dançarina”, informou. Ao falar da conquista da filha, Helen destacou também o papel do professor-orientador. “Sou muito grata a ele por tamanha dedicação. Essa conquista da Evellyn também é do professor José Reis. Ele é excepcional”, disse.

Aluna e professor

Na semana passada a aluna Evellyn Caroline de Oliveira Silva já tinha comemorado uma vitória. Ela e o seu professor José dos Reis Santos, tiveram suas obras selecionadas para duas antologias nacionais da Editora Persona, do Paraná. Evellyn classificou-se com o poema “Setembro Amarelo” na Coletânea de Poemas sobre a Morte. Já José Reis classificou-se com o poema “Viagem ao interior”, na Coletânea Relatos Errantes. Ambas as antologias contemplam autores de todas as regiões do país.

A antologia da qual Evellyn está participando traz obras de 122 poetas; já a coletânea da qual José Reis participa traz poesias de 34 poetas e textos em prosa de 49 autores. As duas coletâneas já entraram em pré-venda no site da Editora Persona (https://www.editorapersona.com/loja). A publicação dos livros deve ocorrer até o fim do ano. Outro passense, Adaílton Almeida, também foi selecionado para a antologia nacional “Poemas para a Morte – Volume II”, da mesma editora.