Destaques Turismo

Alpinópolis deve receber verba estadual para turismo religioso

25 de março de 2023

Prefeitura acredita que a verba estadual deve projetar o município como referência no turismo religioso e ainda fortaleça o setor econômico local./ Foto: Divulgação.

ALPINÓPOLIS – O município de Alpinópolis deve ser beneficiado com recursos de projetos do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé, desenvolvidos com a intenção de promover, capacitar e estruturar o segmento turístico em Minas Gerais.

Segundo a Secretaria Estadual de Cultura e Turismo (Secult), o incentivo pretende transformar Minas Gerais no maior destino do turismo religioso no Brasil. Atualmente, o estado é o segundo destino mais procurado para o turismo religioso no país, atrás de São Paulo. O segmento, segundo a Secult, conta com 1.025 edificações relacionadas a fé, 11 de turismo religioso já consolidadas e 63 municípios com programação para a Semana Santa.

Em Alpinópolis, segundo a prefeitura, é um município ligado à religiosidade, seja através de sua cultura popular ou de espaços que se tornaram emblemáticos para o exercício da fé. A Festa do Reinado, no mês de dezembro, e a encenação da Paixão de Cristo, durante a Semana Santa, são eventos que exemplificam essa tradição cultural de devoção. Já a Gruta de Nossa Senhora Aparecida e o Monte das Oliveiras são locais simbólicos onde moradores e visitantes costumam frequentar para cultivar a espiritualidade.

Sobre o Monte das Oliveiras, de acordo com a prefeitura, trata-se de uma área de 90 mil metros, que conta com várias réplicas de monumentos da Terra Santa, onde estão representados diversos cenários e personagens bíblicos. É neste local onde acontece a encenação da Paixão de Cristo, que acontece sempre às quintas, sextas e sábados da Semana Santa. A apresentação acontece há mais de duas décadas, com participação de cerca de 80 atores.

Para José Geraldo da Silva, o Zgê, titular da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo, esse respaldo do governo estadual dá fôlego para que Alpinópolis se projete como referência no turismo religioso e ainda fortaleça o setor econômico local.

“Para além da demonstração de fé das pessoas, entendemos que essas políticas públicas de investimento em ações voltadas para a religiosidade têm o poder de colocar Alpinópolis em evidência e permitir que seu patrimônio arquitetônico e sua cultura bicentenária sejam conhecidos em outras partes do Brasil e do mundo. Além disso, o fortalecimento do turismo religioso, e consequentemente o turismo de eventos, pode ajudar a diversificar a economia local, reduzindo a dependência de setores econômicos tradicionais”, disse.

Segundo o secretário, o projeto para o fortalecimento da recém-inaugurada rota “Caminhos dos Devotos”, do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra – CTNGC também é parte importante no turismo religioso local.

De acordo com a prefeitura, o Governo de Minas ainda não informou o valor que será aplicado neste projeto e quanto será destinado para Alpinópolis. Por enquanto, as ações que serão desenvolvidas no município terão parcerias com o Sebrae, a Associação Mineira de Municípios, a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A encenação da Paixão de Cristo, que acontece sempre às quintas, sextas e sábados da Semana Santa./ Foto: Divulgação.