Alpinópolis decreta luto após morte da ex-prefeita Divina Alda Brasileiro 

Divina Alda foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de prefeita no município / Foto: Reprodução
Divina Alda foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de prefeita no município / Foto: Reprodução

ALPINÓPOLIS – A Prefeitura de Alpinópolis decretou luto oficial por três dias como expressão de profundo pesar em razão do falecimento da professora, advogada e ex-prefeita Divina Alda Brasileiro Santos, figura marcante na história política e social do município. O decreto foi assinado pelo prefeito Rafael Freire.

Divina faleceu na madrugada da última quarta-feira, 11, aos 75 anos, vítima de uma parada cardíaca, no Hospital Cônego Ubirajara Cabral, onde estava internada desde o último domingo, 8.

O corpo foi velado no Velório São Vicente de Paulo e o sepultamento ocorreu às 17h do mesmo dia, no Cemitério Municipal de Alpinópolis. O clima foi de comoção entre familiares, amigos, ex-alunos, autoridades e a comunidade em geral, que compareceu em grande número para prestar as últimas homenagens.

Divina Alda foi a primeira e única mulher a ocupar o cargo de prefeita no município, exercendo a função de forma temporária, no ano de 2006, devido ao afastamento para realização de uma cirurgia do então prefeito Edson Luiz Rezende Reis, o Edinho do Osvaldo.

Também desempenhou, ao longo de sua trajetória, importantes papéis políticos como vereadora e vice-prefeita. Posteriormente, atuou como assessora jurídica da Câmara Municipal, evidenciando a ampla participação nos espaços decisórios da cidade.

Além da carreira política, teve notável atuação como professora e diretora da Escola Estadual Dona Indá, onde formou gerações de alpinopolenses. Era advogada de formação, reconhecida pela competência e ética no exercício da profissão. Divina também se envolveu ativamente em diversas entidades locais, sendo membro da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis e colaborando com diversas iniciativas da comunidade.

Em respeito à sua memória e contribuição à cidade, o prefeito Rafael Freire decretou luto oficial de três dias. “Divina Alda foi uma mulher à frente do seu tempo. Uma liderança firme, sensível e comprometida com Alpinópolis. Ela deixa um legado de compromisso com a educação, com a política, a Justiça e o bem-estar da população alpinopolense”, afirmou o chefe do Executivo.

Outras lideranças políticas e representantes de entidades locais também manifestaram profundo pesar pela perda, destacando que a história de Divina Alda Brasileiro Santos é símbolo de representatividade e serviço, pois sua atuação abriu caminhos para que outras mulheres pudessem ocupar posições de liderança, deixando um legado de pioneirismo e dedicação ao serviço público.

Últimas Notícias

Exclusivo

Afro Passos estreia com resgate da memória negra e preservação de livros históricos

Exclusivo

Sequoia defende critérios contratuais em disputa judicial sobre terrenos em Passos

Exclusivo

Passense Denise Lopes transforma experiência na confeitaria em sucesso digital

Exclusivo

Passos retoma saldo positivo de empregos, mas Comércio fecha o terceiro mês seguido no vermelho

Exclusivo

Ode à Menina da Bota ou Por que Precisamos do Voto Distrital Misto

PASSOS Previsão do Tempo