Destaques Literatura

Alberto Calixto lança livro na FliPassos

18 de agosto de 2023

Colunista da Folha, Alberto Calixto Mattar Filho vai lançar se novo livro na quinta-feira, 24./ Foto: Divulgação.

LITERATURA

Alberto Calixto Mattar Filho, que, há décadas, ocupa a coluna Opinião, página 2, desta Folha, nas quintas, de 15 em 15 dias, lança o segundo volume de seu livro na próxima FliPassos, a Feira Literária de Passos, que será realizada de 21 a 25 de agosto de 2023, na Praça Geraldo da Silva Maia, um evento já constante do calendário municipal e que vem se fortalecendo sempre em suas seguidas edições.

O título é “Livros, volume 2”, já que Alberto lançou o primeiro volume em outubro de 2017. Trata-se de mais uma coletânea de seus textos sobre tantas obras literárias aqui publicados ao longo de muitos anos, alguns mais recentes, outros já bem distantes.

A primeira edição foi feita aqui mesmo em Passos pela Gráfica e Editora São Paulo, mas, desta vez, fica a cargo da Editora Appris, de Curitiba-PR, que, há tempos no mercado editorial, possui inúmeras publicações acadêmicas e também de outra natureza, como no gênero dos romances, crônicas e poesia.

No contrato com a Appris, cabe à editora impulsionar a obra em livrarias pelo Brasil, inclusive no formato e-book. Já está até disponível no site para quem quiser adquiri-la: https://editoraappris.com.br/produto/livros-segundo-volume/.

Entretanto, foram fornecidos ao autor 100 volumes para o lançamento em Passos, que ocorrerá exatamente na quinta-feira, 24, às 20h30, no anfiteatro da Casa da Cultura, durante a FliPassos.

Se, na primeira edição, foram selecionados 50 textos, na de agora, serão 60. Nos últimos três anos, Alberto tem utilizado a coluna sobretudo para trazer análises sobre os livros que leu. “Outros temas perdem a atualidade num piscar de olhos, ao passo que as resenhas literárias jamais o perderão e podem significar um estímulo para que as pessoas busquem ler as obras, que é o que mais importa”, diz.

“A dedicação à leitura me trouxe a necessidade de compartilhar as impressões que cada um dos livros me trouxe. Não são estudos aprofundados. São apenas opiniões sobre as obras lidas, uma necessidade dominante de expor a admiração e o prazer que senti ao me entregar a todas”, acrescenta.

Outro aspecto que ele faz questão de ressaltar é que, no Brasil, os índices de leitores ainda são muito baixos, e que o verdadeiro caminho do conhecimento não pode jamais prescindir da busca pelos livros.

Espero que meu trabalho seja importante não apenas aos que, como eu, amam a literatura, mas talvez como um norte para quem pretende trilhar esse universo de infinita riqueza. De Dostoiévski a Machado de Assis, de Tolstói a Guimaráes Rosa, de Thomas Mann a Nelson Rodrigues, de Kafka a Clarice Lispector, de Albert Camus a Elena Ferrante, de José Saramago a Graciliano Ramos, e por aí seguimos”, em parte do texto que ele mesmo escreve na apresentação desse segundo volume.

Por fim, Alberto diz que será uma honra e um prazer contar com a presença de quem se dispuser a ir ao lançamento. “A literatura, como qualquer atividade, precisa de apoio, de divulgação”, conclui.