Agronegócio

AGRONEGÓCIO – DENISE BUENO

17 de agosto de 2024

Foto: Reprodução

ASSUL

A Associação dos Sindicatos Rurais do Sul de Minas empossou a sua nova diretoria, para o triênio 2025\2028, no último dia 09 de agosto, no Centro de Excelência em Café, em Varginha. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alterosa, José Eduardo Nunes de Souza, assumiu a presidência da Associação. A ASSUL é formada por 50 sindicatos e tem como missão exercer a defesa e a representatividade dos produtores da região.

A presidente do Sindicato de Alfenas, Elvira Alice Souza Ribeiro Terra, integra a diretoria como segunda secretária. O presidente do Sindicato de Passos, Elder Maia dos Reis, é membro do Conselho Fiscal.

Segurança

Os avanços da tecnologia proporcionam a cada dia inovações no mercado de trabalho. No setor de segurança, a empresa de Porto Alegre, Air Robotics, aposta na capacitação de profissionais de segurança do Sudoeste de Minas, para a monitoração de área com drones. Carlos Sarno, da Sarno Controle Biológico, é um dos contratados para o treinamento de profissionais que atuam em empresas da região.

Frangos

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) celebrou a retomada das exportações de carne de frango do Brasil para a China. O Ministério da Agricultura e Pecuária oficializou o anúncio no dia 13 de agosto. No entanto, as exportações provenientes do estado do Rio Grande do Sul continuam suspensas. A suspensão durou 26 dias e ocorreu após a detecção de um caso isolado de Doença de Newcastle em uma granja em Anta Gorda (RS).

Produtoras Rurais

A Cooperativa Agrária de Machado (Coopama) realizou no último dia 14, durante a sua 20ª Feira de Negócios, um momento especial dedicado as produtoras rurais com o tema: “O Futuro do Agro- Elas Fazem Acontecer”. A cooperativa promoveu palestras sobre a atuação das mulheres no agronegócio e os novos desafios do mercado.

Festival Gastronômico

Nos dias 18 a 21 de agosto, Monte Santo de Minas recebe a Expedição Gastronômica, ação do projeto Prepara Gastronomia realizado pelo Sebrae Minas. A ação objetiva explorar os sabores típicos da culinária do Sudoeste do estado, por meio do conhecimento sobre ingredientes, receitas e pessoas que colaboram para formar a gastronomia da região. A Expedição consiste em uma série de visitas técnicas realizadas por especialistas em cultura alimentar aos estabelecimentos participantes do programa. Após a pesquisa de campo, o trabalho continua com a capacitação dos empreendedores, que vão receber consultorias de um chef de cozinha para desenvolver pratos que transmitam as características pesquisadas de cada território. Os resultados serão apresentados em novembro durante o festival gastronômico do município.

DENISE BUENO é jornalista especializada em agronegócio. E-mail: denisebueno.folha@gmail.com