9 de junho de 2025
Comércio está otimista com a data. Roupas, calçados, perfumes, joias e flores são os itens mais procurados pelos clientes / Foto: Reprodução
Vinícius Borges
PASSOS – O comércio em Passos prevê alta de até 10% nas vendas durante o ‘Dia dos Namorados’, em relação ao ano passado, com expectativas positivas em lojas de varejo no município. A data é celebrada nesta quinta-feira, 12.
De acordo com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Passos (Acip), Renato Mohallem, o ticket médio das compras deve ficar entre R$ 150 e R$ 200, com alta de 5% a 10% em relação ao ano anterior.
“É uma época boa para o comércio. Quase todos os estabelecimentos estão investindo em novidades, especialmente no setor de confecções, com a chegada de novas coleções. Os itens mais procurados seguem o padrão de anos anteriores, que inclui roupas, calçados, perfumes, joias e flores”.
“O setor de alimentação fora de casa também se destaca na cidade. Há um crescimento considerável no movimento de bares e restaurantes, muitos dos quais organizam eventos e cardápios especiais voltados aos casais”, disse.
Segundo ele, apesar do avanço das vendas online, os comerciantes de Passos têm buscado se adaptar ao ambiente digital, utilizando redes sociais e aplicativos de mensagens para divulgar seus produtos. “Ainda assim, datas comemorativas como o Dia dos Namorados mantêm a força das vendas físicas, com consumidores buscando experiências presenciais”.
Mohallem destaca que, neste ano algumas lojas devem ampliar o horário de atendimento nos dois dias que antecedem o feriado, dependendo do movimento de clientes.
Para a comerciante de uma loja de roupas na cidade, Carla Oliveira, o ‘Dia dos Namorados’ é uma das principais datas do ano para o comércio.
“A gente sempre percebe um aumento significativo na procura por roupas mais elegantes, camisas sociais, vestidos e lingeries. Esse ano, montamos kits especiais com roupas combinadas para casais e reforçamos a vitrine com sugestões de presente”.
“Estamos apostando forte nas redes sociais para mostrar as novidades em tempo real. Nossa expectativa é de aumentar o número de nas vendas em relação ao ano passado. Os clientes estão mais dispostos a gastar quando percebem um bom atendimento e personalização”, afirmou.
A vendedora Tatiane Andrade também está otimista com as vendas, apostando na variedade de produtos. “Como vendemos desde vestuário até eletrônicos e itens de decoração, conseguimos atender perfis de clientes muito variados. Este ano, notamos uma grande procura por perfumes importados, kits de autocuidado, aparelhos de barbear, relógios e até eletros portáteis como air fryers e cafeteiras. Os casais buscam presentes que combinem utilidade com carinho”, disse.
“Criamos seções temáticas na entrada da loja com sugestões de presentes. Também montamos kits com produtos de diferentes categorias, por exemplo, um conjunto com pijama, almofada e chocolate. A expectativa é aumentar as vendas em pelo menos 8% em relação ao ano passado. Investimos em vitrines mais visuais, playlists românticas no ambiente da loja e campanhas digitais nas redes sociais”, destacou Tatiane.
Faturamento
De acordo com a pesquisa de conjuntura econômica realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 82% dos negócios já esperam lucrar com a data mais do que no ano passado.
Segundo a associação, a maioria dos estabelecimentos projeta um crescimento de até 20%, e a adesão à data é quase unânime, com 95% dos empresários planejando abrir as portas para receber os apaixonados. Para potencializar o período, a Abrasel lançou uma cartilha gratuita com orientações práticas, incluindo dicas sobre capacitação de funcionários, ambientação temática e sugestões de ofertas.
Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel, destaca como a iniciativa traz uma gama de possibilidades e amplia a comemoração. “Estender a data cria oportunidades, tanto para o público quanto para o empresário. O cliente ganha liberdade para escolher o dia ideal, evita filas e pode vivenciar um verdadeiro roteiro de experiências”, afirmou.