Presidente da Embrapa, passense Silvia Masshurá é condecorada com a Ordem de Rio Branco

PRESIDENTE SILVIA MASSRUHÁ RECEBE A CONDECORAÇÃO COM A ORDEM DE RIO BRANCO NO GRAU DE COMENDADORA / Foto: Divulgação
PRESIDENTE SILVIA MASSRUHÁ RECEBE A CONDECORAÇÃO COM A ORDEM DE RIO BRANCO NO GRAU DE COMENDADORA / Foto: Divulgação

PASSOS – A passense Silvia Massruhá, presidente da Embrapa, foi condecorada com a Ordem de Rio Branco no grau de Comendadora — uma das mais altas distinções concedidas pelo Ministério das Relações Exteriores. A homenagem reconhece a trajetória pessoal de Silvia, com longa atuação em pesquisa que a levou a ser a primeira mulher a presidir a empresa em seus 52 anos.

A condecoração, que ocorreu em 27 de maio, também considera a contribuição da passense como representante do Brasil em fóruns internacionais. A cerimônia foi no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em evento fechado, com a presença dos familiares dos agraciados.

Pesquisadora da empresa há 35 anos, Silvia Massruhá é formada em computação e ingressou na Embrapa “motivada pela missão de contribuir para o desenvolvimento do país por meio da ciência”, conforme explica. Ao longo de sua carreira, liderou projetos pioneiros na aplicação de tecnologias digitais à agricultura e ocupou diversas funções na empresa, até chegar à presidência.

“É uma honra enorme. Sinto que é um reconhecimento pelo trabalho que desenvolvi ao longo de 35 anos na Embrapa, e, particularmente nos últimos anos, desde que assumi a Presidência. Reconhece, principalmente, a atuação da Embrapa em âmbito internacional e o esforço que fizemos nos dois últimos anos”, afirmou.

Silvia Massruhá tem sido protagonista na ampliação das relações institucionais da empresa com governos, centros de pesquisa e organismos multilaterais, com destaque para iniciativas voltadas à segurança alimentar, sustentabilidade agropecuária e cooperação com países do Sul Global.

Ordem do Rio Branco

A Ordem de Rio Branco foi instituída em 1963, com o objetivo de, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção.

A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, do mesmo metal. No reverso dourado, as datas 1845-1912.” A expressão em latim “Ubique Patriae Memor” foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.

O Conselho da Ordem é constituído pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem, pelo Ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de Chanceler da Ordem, pelos Chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores.

Silvia Massruhá

Natural de Passos, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá é pesquisadora da Embrapa desde 1989. Graduada em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, possui mestrado em Automação pela Unicamp e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Especialista em inteligência artificial aplicada à agropecuária, liderou projetos de desenvolvimento de softwares e sistemas inteligentes voltados para o manejo agrícola e pecuário. Entre 2015 e 2022, foi chefe-geral da Embrapa Agricultura Digital (Campinas). Em maio de 2023, tornou-se a primeira mulher a presidir a Embrapa em seus 50 anos de história.

PRESIDENTE SILVIA ENTRE ANA CÉLIA CASTRO, SENIOR FELLOW DO CENTRO BRASILEIRO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (À ESQ.) E DE LUCIANA MENDES, PRESIDENTE DO IPEA (À DIREITA) / Foto: Divulgação

Últimas Notícias

Exclusivo

Tiro de Guerra de Passos realiza 1ª Corrida do Atirador neste domingo

Piracema começa em Minas Gerais e restringe pesca para proteger reprodução dos peixes nativos

Exclusivo

Radialistas apontam desafios para renovação de profissionais em Passos

Exclusivo

Prefeitura de Passos avança em obra contra enchentes, mas contenções de encostas ainda dependem de recursos

Exclusivo

Eleições – O espetáculo da democracia não pode admitir dúvidas

PASSOS Previsão do Tempo