Destaques Educação

Alunos do ensino médio de Minas já podem se inscrever no Enem 2025

27 de maio de 2025

Cerca de 195 mil estudantes concluintes da rede estadual devem confirmar a participação no exame; Governo de Minas oferece preparação gratuita por meio da plataforma Enem MG / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão abertas e devem ser feitas até o dia 7 de junho, exclusivamente pela Página do Participante. Neste ano, alunos concluintes do ensino médio em escolas públicas terão uma pré-inscrição já feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em Minas Gerais, cerca de 195 mil estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual estão aptos a se inscrever na edição deste ano do Enem. Além disso, 444 mil estudantes do 1º e 2º anos também podem participar como treineiros, como forma de preparação, sem que o resultado seja válido para acesso ao ensino superior.

Para apoiar a preparação dos estudantes, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), disponibiliza gratuitamente a plataforma Enem MG. A ferramenta reúne conteúdos alinhados à Matriz de Referência do Enem e oferece videoaulas, simulados, correção de redações e planos de estudo personalizados.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, a preparação dos estudantes para o Enem é uma prioridade da rede estadual.

“O Governo de Minas, por meio da plataforma Enem MG, oferece diversas ações de apoio, como simulados, correção de redações e trilhas formativas que ajudam a organizar a rotina de estudos. É essencial que os alunos aproveitem esses recursos desde agora, com foco e dedicação, para alcançar um bom resultado no fim do ano”, destaca.

Participantes com 18 anos completos até a data da primeira aplicação da prova, que indicarem, no momento da inscrição, a intenção de obter a certificação do ensino médio, poderão utilizar os resultados do Enem 2025 para este objetivo.

Para isso, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. A lista das instituições certificadoras será divulgada em portaria específica do Inep. O retorno da certificação pelo Enem não exclui o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), que continua sendo aplicado e possibilitando a certificação de conclusão do ensino médio.

Provas

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o país. O exame é composto por quatro áreas do conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática) e uma redação. O resultado do Enem pode garantir vaga em instituições de ensino superior públicas ou privadas, tanto no Brasil quanto no exterior.