Destaques Educação

Prefeitura de Itaú investe R$ 237,4 mil na compra de 1.829 kits de material escolar

1 de março de 2025

Foto: Divulgação.

Carlos Renato

ITAÚ DE MINAS – A Secretaria de Educação da Prefeitura de Itaú de Minas iniciou nesta semana a entrega de 1.829 kits escolares para a rede municipal de ensino. Com investimento de R$ 237,4 mil, os itens devem beneficiar alunos de cinco escolas e três Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).

Segundo o chefe do Setor de Educação, Éder Amorim Rodrigues, os kits foram divididos conforme idade, período escolar e nível de escolarização.

“Serão distribuídos 62 kits para crianças de 2 anos, 122 kits para crianças de 3 anos, 290 kits para alunos de 4º e 5º períodos da pré-escola, 123 kits para alunos do 1º ano, 572 kits para alunos do 2º ao 5º ano, 440 kits para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental regular e 125 kits para alunos do 6º ao 9º ano do ensino integral, totalizando 1.734 kits entregues. O restante dos materiais adquiridos ficará na Secretaria de Educação e será entregue aos alunos matriculados durante o ano letivo”, afirma.

Conforme Rodrigues, cerca de 20 itens compõem o kit escolar, que devem contribuir com o aprendizado das crianças beneficiadas.

“Distribuímos tinta guache, massinha para modelar, pincéis, apontadores, agendas escolares, lápis de cor modelo jumbo, lápis de cor, lápis de escrever, colas, tesouras, cadernos de desenho, giz de cera, canetinhas hidrográficas, borrachas, régua,

cadernos brochura, canetas esferográficas azuis, pretas e vermelhas, cadernos de 10 matérias, dentre outros materiais escolares”, disse.

Segundo Éder, a distribuição dos kits aos alunos da rede municipal é importante, principalmente na promoção da igualdade de oportunidades, na melhoria do processo de ensino-aprendizagem e no apoio às famílias.

“Ao fornecer materiais escolares gratuitamente, a prefeitura assegura que todos os alunos, independentemente de sua condição socioeconômica, tenham acesso aos recursos necessários para estudar. Isso ajuda a reduzir as desigualdades entre os estudantes”, aponta Rodrigues.

“Muitas famílias enfrentam dificuldades financeiras e a compra de materiais escolares pode ser um grande desafio. Ao fornecer os kits, o município apoia as famílias, evitando que o custo com material escolar seja um obstáculo para a educação dos filhos”, afirma.

Segundo ele, quando os alunos têm acesso aos materiais adequados, como cadernos, lápis, canetas e outros itens essenciais, eles podem participar mais ativamente das atividades escolares, o que melhora o desempenho acadêmico e a motivação para estudar.

“A distribuição de kits também reforça o compromisso do poder público com a educação e com o bem-estar dos alunos, mostrando que a escola e o governo se preocupam com o desenvolvimento educacional e pessoal dos estudantes. Portanto, a distribuição de kits escolares não apenas apoia a educação dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento social, a redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania”, ressalta Rodrigues.

De acordo com a Secretaria de Educação, o município atende 1.734 alunos na rede municipal de ensino, que é formada por cinco escolas (E. M. Carmélia Dramis Malaguti; E. M. Engenheiro Jorge Oliva; E. M. Itaú de Minas; e E. M. Monsenhor Ernesto Cavicchioli), além de três Cemeis (Dona Nen; Sonia Salete Arantes Cintra e Otávio Rodrigues Amorim).

Secretaria celebra resultados e aponta metas e objetivos para 2025

A Secretaria de Educação de Itaú de Minas comemora os resultados da taxa de frequência escolar no ensino fundamental, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, com base em dados coletados no último Censo Demográfico. O município conquistou taxa de 100% em frequência e o melhor índice da região considerando tempo médio de estudos.

“O município possui toda a sua educação municipalizada, desde o ensino Infantil até o 9º ano do ensino fundamental, reforçando o compromisso em oferecer um ensino de qualidade diretamente gerido e acompanhado pela Prefeitura de Itaú de Minas”, ressalta a Secretaria de Educação.

“É importante destacar que o município foi agraciado com o Selo Ouro Nacional pelo Compromisso com a Alfabetização, oferecido pelo Ministério da Educação, onde conseguiu Nota Máxima”, completa a pasta.

Itaú de Minas, além da taxa 100% no ensino fundamental, atingiu ainda o índice de 95,24% na frequência escolar entre crianças de 4 a 5 anos matriculadas no pré-escolar, sendo a quarta melhor nota na região.

A secretaria destaca ainda as metas e objetivos para o ano letivo 2025, com oferta de apostilas, alimentação adequada e transporte gratuito.

“A previsão é continuar melhorando a qualidade da Educação, mantendo todo o ensino apostilado pelo Sistema FTD (processo de aprendizagem progressiva) para

formar cidadãos conscientes e atuantes. Além disso, buscamos alfabetizar todos os alunos até o 2º ano do ensino fundamental”, afirma.

A secretaria reforça ainda o compromisso em manter a oferta de alimentação de qualidade aos alunos, além de disponibilizar transporte escolar rural e urbano gratuito e continuar com os programas de formação dos professores.

Secretaria prevê melhoria nos indicadores educacionais, com foco na alfabetização no tempo certo e oferta de transporte e alimentação saudável para os alunos / Foto: Divulgação

Foto: Divulgação