Variedades

“Tributo” da Globo homenageia Renato Aragão; Filmes na Globo

15 de janeiro de 2025

A série “Tributo” da Globo, presta homenagem hoje ao humorista Renato Aragão, pelos seus 90 anos. Além disso confira a programação de filmes, também na Globo. / Foto: Divulgação

Globo

No episódio de hoje da série “Tributo”, a Globo presta uma homenagem ao humorista Renato Aragão, celebrando seus 90 anos, completados ontem, 14 de janeiro. O programa será exibido hoje, logo após o “BBB 25”.

O especial revisita a carreira de Renato Aragão, o eterno Didi, e sua trajetória com “Os Trapalhões”. Desde a adolescência, ele sonhava em ser humorista, influenciado pelos filmes de Charles Chaplin e Oscarito, além do gosto de sua mãe, Dinorá, por contar piadas.

Nascido em Sobral, no Ceará, Renato chegou a cursar Direito, mas sua paixão pela comédia o levou para a televisão. Quando a TV Ceará foi inaugurada, em 1960, ele teve sua grande chance e estreou com o programa da dupla Didi e Frederico, interpretado por Américo Picanço, que também aparece no episódio. Anos depois, no Rio de Janeiro, Renato conheceu Dedé Santana e logo formaram uma dupla inseparável. “Foi um amor à primeira vista”, diz Renato, que sempre acreditou que, para fazer humor, precisava de um parceiro que preparasse o terreno para o seu estilo. Juntos, lançaram o filme “Na Onda do Iê-Iê-Iê”, em 1966, que foi um grande sucesso de bilheteira.

Sete anos depois, eles se uniram a Mussum e Zacarias, formando o famoso quarteto “Os Trapalhões”, que fez história no cinema brasileiro, com filmes que superaram em público até grandes produções internacionais. Ao longo da carreira, Renato escreveu e produziu mais de 40 filmes.

Enquanto assiste ao material do programa e revive esses momentos, Renato se emociona e reflete sobre sua carreira. “Fazer rir é uma responsabilidade, o humor tem o poder de curar. Levei meu trabalho muito a sério, mesmo quando parecia apenas uma brincadeira”, compartilha. Dedé Santana também fala sobre o amigo, ressaltando a importância do legado de Renato para o audiovisual. “Qualquer homenagem que se faça a ele hoje é pouco”, afirma.

O episódio conta com a participação de vários humoristas e atores que têm Renato como grande referência. Eles relembram momentos marcantes e destacam características do humorista, como o icônico gesto das mãos nos lábios seguido de um estalo com os dedos. Entre eles estão Fabio Porchat, Evelyn Castro, Lucas Veloso, Tadeu Mello, Hélio de La Peña e Rodrigo Sant’Anna.

O programa também mostra cenas da vida pessoal de Renato, com imagens e depoimentos de sua família. Trazendo recordações de sua cidade natal, Sobral, além de relatos de sua esposa Lilian, da filha Lívia e do filho Paulo Aragão. A religiosidade de Renato também é retratada, com momentos como a visita ao Cristo Redentor e uma romaria de sete dias com sua esposa e filha para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

Outro momento especial do episódio é o encontro entre Renato e Xuxa Meneghel, que trabalharam juntos em diversos projetos. Xuxa relembra como Renato foi importante no início de sua carreira. A apresentadora expressou sua gratidão, “Sou muito grata por tudo o que você fez por mim”, enquanto Renato responde: “Eu também sou muito grato a você por tudo”.

Globo

Hoje, às 15h30, a Globo exibe “Top Dog”, uma animação belga de 2019 dirigida por Ben Stassen e Vincent Kesteloot. O filme conta a história de Rex, o cão de estimação da monarca britânica, que se perde e acaba se envolvendo em uma batalha entre diferentes cães de um clã. Com um elenco que inclui Jack Whitehall, Julie Walters, Matt Lucas, Ray Winstone e Sheridan Smith.

Já às 2h25, também na Globo, será transmitido o filme “Ramona e Beezus”, uma produção dos EUA de 2010 dirigida por Elizabeth Allen. A trama segue Ramona, uma menina cheia de imaginação, que, ao ver seu pai perder o emprego, tenta usar sua criatividade para ajudar sua família a superar as dificuldades. Com um elenco estrelado por Bridget Moynahan, Josh Duhamel, Sandra Oh, Selena Gomez e Joey King.