Destaques Polícia

Número de homicídios diminui 50% na área do 43º Batalhão da PM em Paraíso

14 de janeiro de 2025

Unidade apresenta estatísticas com redução nos índices criminais em sua área de abrangência / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – O número de homicídios consumados caiu 50% na área de abrangência do 43º Batalhão da Polícia Militar, instalado em São Sebastião do Paraíso. O batalhão apresentou, na tarde desta segunda-feira,13, dados sobre ocorrências e atendimento realizados no município e em cerca de 15 cidades da região.

O levantamento apresenta os dados alcançados pela unidade como a redução de crimes como homicídios consumados e delitos na zona rural.

No balanço, o batalhão destaca números que atestam a queda na criminalidade. Entre os indicadores consta a apreensão de 43 armas de fogo, recuperação de 69 veículos furtados, roubados e recuperados.

Cita ainda a prisão de 401 pessoas que estavam foragidas da justiça, o aumento de 14% em prisões de autores de crimes contra o patrimônio e contra a pessoa.

Segundo o balanço, houve diminuição de 4% em delitos na zona rural, de 50% nos homicídios consumados e de 42% nos crimes de roubo.

De acordo com o 43º BPM, 1.434 vítimas de violência doméstica foram assistidas no ano passado. Em 2024, a PM atendeu 3.248 alunos por meio do programa de combate às drogas, o Proerd, direcionado a estudantes do 5º e 7º anos. Ainda em 2024, foram destacadas a ocorrência de 12.469 operações realizadas.

A unidade militar está instalada em São Sebastião do Paraíso e tem abrangência em 15 municípios que compõem a área de atuação. O batalhão se subdivide em duas companhias, sendo a 95º Cia PM em sua sede e uma descentraliza, a 79ª Cia PM, situada na cidade de Guaxupé.

O 43º BPM tem pelotões destacados em Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende e Guaranésia. Os grupamentos de Polícia Militar estão em São Tomás de Aquino, Jacuí, Fortaleza de Minas, Itamogi, Arceburgo, São Pedro da União, Juruaia, Monte Belo, e Bom Jesus da Penha.