10 de janeiro de 2025
Dados foram divulgados pela prefeitura e são referentes ao primeiro LIRAa de 2025 / Foto: Divulgação
Carlos Renato
PIMENTA – A primeira pesquisa de Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 atingiu 5% para infestação no município de Pimenta, o que representa alto risco de epidemia de dengue, zika vírus e chikungunya.
Segundo a prefeitura, os dados foram levantados entre a última segunda-feira, 6, e quarta-feira, 8, com vistoria em 458 imóveis, sendo 23 desses com resultados positivos para a transmissão das doenças.
A prefeitura afirmou que os principais focos encontrados foram em latas, garrafas e plásticos, em vasos de plantas, em sanitários pouco utilizados pelos moradores, em tambores sem vedação correta, além de pneus expostos sem a devida proteção.
De acordo com a pesquisa, dois imóveis vistoriados no bairro Novo Horizonte tiveram focos de dengue, representando 100% para infestação. O bairro Peixe Vivo atingiu o índice de 11,76%, com dois imóveis com focos, em um universo de 17 inspeções.
Os demais bairros que atingiram índice acima de 5% foram: Rauny (8,33%); Vila Santa Rita (7,69%); Centro (6,52%); e Antônio Lara (5,26%).
A prefeitura ressaltou que mesmo os outros bairros com infestação zero precisam estar em alerta. “A pesquisa é feita por amostra de 20% dos imóveis, mas focos podem existir em locais não vistoriados”, informou.
A prefeitura divulgou algumas recomendações que os moradores devem seguir para minimizar o problema no município, que inclui a realização de vistorias diárias nas residências, eliminar qualquer recipiente que acumule água, manter caixas d’água e tambores sempre fechados, não acumular pneus ou lixo a céu aberto, dentre outras medidas.
Reunião
Após o resultado da pesquisa, o prefeito de Pimenta, Geovanio Macedo, fez uma reunião no gabinete com as funcionárias responsáveis pela higienização das vias.
De acordo com o prefeito, o encontro teve como objetivo discutir maneiras de aprimorar os serviços de limpeza urbana, visando oferecer à população um ambiente mais limpo e agradável.
A prefeitura divulgou algumas dicas à população, que vão de descarte o lixo de forma correta, bem embalado, e, sempre que possível, separado para reciclagem, evitar jogar lixo nas ruas ou em locais inadequados, além de adotar critérios mínimos de cuidado com o próprio lixo, zelando pelo bem-estar coletivo.
“A responsabilidade por uma cidade limpa é de todos nós! Vamos unir esforços para valorizar o trabalho das equipes de higienização e transformar Pimenta em um lugar ainda melhor para se viver”, informa a administração.