10 de janeiro de 2025
Prefeito interino solicitou, em reunião, a elaboração de parecer técnico para viabilizar ou não a obra na comunidade. / Foto: Divulgação
Carlos Renato
GUAPÉ – A Prefeitura de Guapé deu prazo de 15 dias às empresas Attitudine Arquitetura e Urbanismo e Consul-Prime Brasil Engenharia, que foram contratadas para elaborar um parecer técnico de viabilidade da continuidade da obra de pavimentação asfáltica em um trecho que liga o município `a entrada da comunidade rural de Aparecida do Sul.
A ordem de serviço foi concedida em julho do ano passado e prevê o investimento de aproximadamente em R$ 14,2 milhões. Na época, segundo informações da gestão passada, o término da obra estava previsto para março de 2025.
Para o prefeito interino, Randerson Ribeiro, a iniciativa da contratação das empresas será investigar o andamento da obra, para a elaboração e fiscalização do projeto. “A decisão final – da continuidade ou não das obras – será baseada em critérios técnicos e no alinhamento com os interesses do município e da população”, destacou, em reunião realizada nesta semana que tratou do assunto.
Segundo Randerson, o encontro contou com a participação do presidente da Câmara, Rafael Cunha Costa, do secretário da Fazenda, Paulo Barbosa Júnior, do controlador interno, Rômulo Ataíde, da assessora especial do Gabinete, Polyana Maria Martins, e da servidora Gabriela Cristina Lopes.
Também estiveram presentes, Fabiano Teixeira da Cruz, representante da Baú Construtora e Mineração Ltda., empresa que executa a obra, além de Ramon de Oliveira Pinto e Victor Martins Araújo, da Attitudine Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ltda., e Rodrigo Alves de Oliveira e Samuel Moreira Cruz, da Consul-Prime Brasil Engenharia Ltda.
“Para assegurar a celeridade no processo, a servidora Gabriela Cristina Lopes será responsável por encaminhar todos os relatórios necessários solicitados pelas empresas responsáveis pela análise. Enquanto isso, a Bau Construtora continuará atuando exclusivamente na sinalização horizontal e vertical, bem como na drenagem do trecho já executado, até que haja definição quanto à continuidade da obra”, afirma o prefeito interino.
De acordo com a prefeitura, a medida de fiscalização tem como compromisso dar mais transparência, planejamento responsável e qualidade das obras realizadas no município. “Com o envolvimento de especialistas e a colaboração das partes envolvidas, busca-se garantir que as decisões sejam fundamentadas e beneficiem toda a população”, reforçou a administração.
Obra
Segundo informações do então engenheiro civil municipal na época da assinatura da ordem de serviço da obra, Leandro Dutra Garcia, a locação foi feita em agosto do ano passado, com a mobilização de máquinas e equipamentos, além da realização de serviços de topografia no local.
O engenheiro informou ainda que o início da obra sofreu atrasos por conta da necessidade de reunir o maquinário necessário. “Mesmo com esse atraso, está tudo dentro do prazo de execução”, disse.
De acordo com o ex engenheiro da prefeitura, para o município essa obra deve ser a maior e a mais importante já realizada na comunidade de Aparecida do Sul.
“Essa obra irá impactar em todas as áreas, para acesso à saúde, transporte escolar nas comunidades rurais, escoamento da safra e produções no geral, no turismo, dentre outros aspectos”, ressaltou Leandro, em agosto de 2024.