23 de novembro de 2024
Em relação ao roubo em estabelecimentos comerciais, a Sejusp aponta queda de 22,7% neste ano na região / Foto: Reprodução
Carlos Renato
PASSOS – Os casos de roubos em residências caíram 44,92% entre os meses de janeiro e outubro de 2024 na região na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação às ocorrências em estabelecimentos comerciais a queda foi de 37,69%% entre os dois períodos pesquisados. Em Passos, a diminuição foi de 62% nos registros de roubos em residência e de 55% no comércio.
Segundo dados do Observatório de Segurança Pública e informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), entre e janeiro e outubro de 2024, a região teve 38 ocorrências de roubo em residências. Em 2023, foram 69 registros.
De acordo com a Sejusp, no ano passado entre janeiro e outubro, a região teve 61 registros de roubos em estabelecimentos comerciais. Em 2024, pelo mesmo período foram 38 ocorrências.
Nos roubos a residências, o município de Passos teve queda de 62,07%, passando de 29 registros entre janeiro e outubro do ano passado para 11 ocorrências no mesmo período deste ano. A cidade concentra 28,97% do total desse tipo de crime na região em 2024.
Em relação ao roubo em estabelecimentos comerciais, Passos registrou 34 ocorrências entre janeiro e outubro de 2023, ante 15 casos no mesmo período deste ano, com queda de 55,7%. O município responde por 39,5% do total de roubos no comércio até outubro deste ano.
Além de Passos, outros oito municípios da região também registraram queda no número de casos de roubo em residências. Destaque para Carmo do Rio Claro que teve duas ocorrências entre janeiro e outubro deste ano. Em 2023, a cidade teve sete registros de crime dessa natureza.
Segundo a Sejusp, 13 municípios mantiveram o índice de roubos em residências nos dois períodos pesquisados. Já cinco cidades registraram aumento de ocorrências, com destaque para Claraval que não registrou nenhuma ocorrência em 2023, e neste ano já teve dois registros, alta de 200%.
Em relação ao roubo em estabelecimentos comerciais, oito municípios registraram queda e 17 municípios mantiveram o índice nesse tipo de delito. Segundo a secretaria, apenas as cidades de Itamogi, que passou de um registro para dois, e Jacuí, que não tem ocorrência em 2023 e teve um caso neste ano.
Em Paraíso, o Sejusp aponta queda de 57,14% no número de registros de roubos em residências, passando de sete casos entre janeiro e outubro de 2023, para apenas três ocorrências pelo mesmo período deste ano.
Os municípios de Doresópolis, São José da Barra e Vargem Bonita não registraram ocorrências de roubo em estabelecimentos comerciais e em residências nos dois períodos pesquisados.
Segundo informações do Sejusp, o banco de dados de ocorrências de roubo em estabelecimentos comerciais e residências considera o crime consumado.