Destaques Esporte

Atlético vai a oitava final continental da história

31 de outubro de 2024

O Galo já disputou sete finais continentais, conquistou quatro títulos e três vices / Foto: Reprodução

PASSOS – O Atlético conquistou, na última terça-feira, 29, a classificação para sua oitava final de torneio continental. O time garantiu a vaga na decisão da Copa Libertadores de 2024 após empatar sem gols com o River Plate no Estádio Monumental, em Buenos Aires. Uma vitória expressiva por 3 a 0 no jogo de ida, em Belo Horizonte, foi suficiente para garantir a vaga na final. Durante o caminho até a decisão, o Atlético também superou o Fluminense nas quartas de final e eliminou o San Lorenzo nas oitavas.

Essa será a primeira vez em 10 anos que o Atlético disputará uma final continental. A última participação em uma decisão continental foi em 2014, na Recopa Sul-Americana, quando venceu o Lanús, da Argentina, pelo placar agregado de 5 a 3. Na Libertadores de 2013, a equipe teve uma conquista histórica ao vencer o Olimpia, do Paraguai.

As campanhas de destaque do Atlético em torneios continentais também marcaram a década de 1990. O clube conquistou seu primeiro título sul-americano em 1992, ao levantar a taça da Copa Conmebol em uma final disputada com o Olimpia. Em 1993, chegou à decisão da Copa Ouro, torneio que reuniu campeões de diferentes competições da América do Sul, enfrentando o Boca Juniors após eliminar o Cruzeiro na semifinal. Porém, o Atlético foi derrotado por 1 a 0 no segundo jogo e ficou com o vice-campeonato.

Dois anos depois, em 1995, o Atlético chegou a ser finalista da Copa Conmebol, mas enfrentou dificuldades diante do Rosário Central. Após vencer por 4 a 0 no Mineirão, o Galo foi derrotado pelo mesmo placar na Argentina, perdendo o título nos pênaltis. No ano seguinte, participou da Copa Master Conmebol e chegou à final ao vencer o Rosario Central, mas acabou superado pelo São Paulo por 3 a 0. Em 1997, a equipe conquistou seu bicampeonato na Copa Conmebol ao vencer o Lanús na decisão com uma vitória de 4 a 1 na ida e um empate na volta.

No total, o Atlético disputou sete finais continentais, conquistou quatro títulos e três vices, e agora busca mais um título em sua trajetória internacional na Libertadores de 2024.