18 de outubro de 2024
Cadastro serve para alunos de zero a seis anos. Já as matrículas estão previstas para o mês de dezembro./ FOTO: Reprodução
Carlos Renato
PIUMHI – A Secretaria de Educação de Piumhi abre nesta segunda-feira, 21, o período de inscrições para o Cadastro Escolar 2025 da educação infantil na rede municipal de ensino. O prazo termina no dia 1º de novembro.
As inscrições devem ser realizadas na sede da secretaria, que fica na rua Agneltina Guimarães, 103, no loteamento Pérola Negra, bairro Novo Tempo, das 8h às 16h, de segunda a sexta, exceto no feriado do dia 28 de outubro.
Segundo informações da secretária de Educação, Vanilda Soares Faria, o cadastro é direcionado à Creche I, II, III, que reserva vagas para crianças de zero a três anos, que ainda não estão matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
“O cadastro também serve para as crianças de quatro anos (1º período da pré-escola) e cinco anos (2º período da pré-escola) e seis anos, desde que estejam com a idade completa até do dia 31 de março do ano que vem”, informa.
Segundo a secretária, o cadastro também será direcionado às crianças com seis anos completos até 31 de março, que concluíram os estudos do 2º período na rede privada de ensino, mas que os pais ou responsáveis desejam migrar os alunos para a rede pública.
Conforme enfatiza a secretária, o cadastro das crianças com idade entre zero e três anos serve para verificar a demanda de procura por vagas. “Já as crianças de quatro a seis anos a secretaria, na medida do possível, vamos atender todas as solicitações de procura por vagas”, destaca.
Segundo Vanilda, os alunos do 2º período da pré-escola (cinco anos) que já estudam nas escolas, creches ou Cemeis, não precisam realizar o cadastro.
A Secretaria de Educação reforça que os pais ou responsáveis devem levar, no ato do cadastro, a cópia da Certidão de Nascimento da criança; a cópia do comprovante de endereço, preferencialmente onde reside os pais ou responsáveis; o CPF dos pais ou responsáveis, laudo médico de deficiência, caso seja aplicado à criança; além de informar os telefones de contato e e-mail, se disponível.
A secretaria informa que para a efetivação do cadastro das crianças de zero a três anos, além dos documentos citados, deve apresentar também, se houver, o comprovante de trabalho dos pais ou responsáveis e o comprovante do CadÚnico.
Para concretizar o cadastro, a secretaria orienta ainda que os pais ou responsáveis deverão aguardar o contato da creche ou Cemei para o qual a criança de zero a três anos será direcionada, observando a disponibilidade de vagas. Em seguida, deverão proceder à matrícula para o ano letivo de 2025.
Já a efetivação do cadastro das crianças entre quatro e cinco anos e para o ensino fundamental, e as matrículas para o ano que vem serão presenciais nos dias 2 e 3 de dezembro, na sede das escolas ou Cemeis, preferencialmente mais próximo da residência dos alunos. A matrícula para os não cadastrados terá início no dia 4 de dezembro.
A administração aponta ainda que o cadastro para os demais anos do Ensino Fundamental (2º ao 5º ano) é voltado apenas para os alunos transferidos de escola particular ou do ensino público de outra cidade, sendo necessário apresentar a declaração de transferência.
Cerca de um mil alunos de zero a seis anos estão matriculados na rede pública de ensino em Piumhi, conforme informação da prefeitura.