Informes

INFORMES

16 de outubro de 2024

APAGÃO NA CANASTRA./ foto: Reprodução

Apuração 

No último dia 9 a justiça eleitoral de Passos autorizou a quebra de sigilo de dados nos aparelhos telefônicos apreendidos durante a operação de combate ao crime eleitoral no dia do pleito, na ocorrência em que foram apreendidos com ocupantes de um Fiat Toro cor branca e uma Mitsubish Triton Preta. 

Por falar 

A abertura da sessão de ontem da Câmara de Passos foi feita na presença de 7 vereadores, como esta coluna informou ontem. Mas 3 dos 4 ausentes na abertura dos trabalhos chegaram atrasado. Apenas a vereadora Aline Macedo é que se ausentou de toda a reunião. 

Arquivado 

O Projeto de Lei, que tratava da obrigatoriedade de afixação de placas indicativas de profundidade nas bordas das piscinas públicas e privadas, foi arquivado após não ser aprovado em plenário da Câmara de São Sebastião do Paraíso em primeiro turno. 

Recanto  

O vereador Marcos Antônio Vitorino questionou sobre o andamento das tratativas para regularização do fornecimento de energia no bairro Recanto Feliz.  

Contrato 

Sobre o assunto, o vereador Lisandro respondeu que as negociações com a Cemig estão em fase final e que uma reunião ocorrerá ainda nesta semana para assinatura do contrato, o que permitirá a solução do problema. 

Valores 

Durante o grande expediente da sessão desta semana da Câmara de Paraíso, o vereador Biju fez um discurso enfático sobre a inversão de valores na cidade, criticando a discrepância entre o tratamento dado a trabalhadores e a falta de ação contra aqueles que perturbam a ordem pública.  

Multa 

Ele destacou o caso de um trabalhador multado por ligar o som de seu carro, enquanto áreas como o Complexo San Genaro continuam sem fiscalização: “É inadmissível que o trabalhador que luta o mês todo para ter um momento de descanso seja multado, enquanto vagabundos fazem o que querem e nada acontece”, reclamou 

Eventos 

O vereador Luiz Benedito de Paula convidou a população para o Festival do Café de Paraíso, que ocorrerá de 17 a 19 de outubro, com oficinas, degustações e o concurso de café de qualidade, destacando a importância do evento para a economia local. 

Apagão 

Desde a última sexta-feira,11, os moradores de São Roque de Minas e Vargem Bonita, na região turística da Serra da Canastra, enfrentam falta de energia elétrica (foto). O apagão tem afetado especialmente o setor comercial, ligado ao turismo, com relatos de perdas de insumos. 

Temporal 

Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a situação foi provocada pelas fortes chuvas que atingiram grande parte do estado no fim de semana. A região da Canastra foi uma das mais afetadas, com tempestades acompanhadas de ventos intensos e descargas atmosféricas que danificaram a rede elétrica. 

Trabalho 

Já no final as equipes trabalharam no local. A Cemig explicou que ainda está realizando atendimentos emergenciais desde o início do temporal, enfrentando dificuldades em algumas áreas devido ao difícil acesso.