8 de outubro de 2024
FOTO: Reprodução
ALPINÓPOLIS – O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire (PSB), e o vice-prefeito Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto (MDB), foram reeleitos neste domingo e a coligação deles conseguiu emplacar todas as nove vagas no Legislativo.
A dupla alcançou 7.527 votos, correspondendo a 62,28% dos votos válidos, enquanto seus opositores, Maysa Marques Oliveira Brasileiro, a Maysa do Feijãozinho (PSD), e Geraldo Magela da Silva Alves, o Dila (PL), obtiveram 4.558 votos (37,72%).
Além da vitória majoritária, a coligação “Agora é Felicidade” (PSB, MDB, PP, PDT e Federação PSDB/Cidadania) conquistou um feito histórico: elegeu todos os nove vereadores da Câmara, divididos entre três partidos aliados. Esse cenário deixou a oposição sem nenhuma vaga, algo inédito na história política do município.
O comparecimento às urnas em Alpinópolis foi de 12.727 eleitores, representando 79,21% do eleitorado apto a votar. Houve ainda 3.340 abstenções (20,79%). Dos votos registrados, 12.085 foram válidos, enquanto 381 (2,99%) foram nulos e 261 (2,05%) brancos.
A chapa de Rafael Freire e Léo do Posto venceu em todos os cinco locais de votação do município (Escola Estadual Dona Indá, Escola Estadual D. João VI, Escola Municipal Horácio Pereira Damásio, Escola Municipal Cônego Vicente Bianchi e Escola Municipal Stella da Silva), que compõe a 10ª Zona Eleitoral, com um total de 46 seções eleitorais.
Os nove vereadores eleitos também representam a coligação vitoriosa. Pelo PSB, foram eleitos Sandra Aparecida Carvalho Nascimento, a Sandra do Nequinha (873 votos), Pedro Henrique dos Santos Morais (533 votos) e André Leonel de Souza Vilela (454 votos). Pelo MDB, foram eleitos Elaine Cristina dos Santos Esteves, a Elaine do Pelé (475 votos), Kaique Alves Cassiano (438 votos) e Suzana de Ávila Reis Vilela, a Suzana do Postinho (411 votos). Pelo PP, os eleitos foram Wagner Luiz de Oliveira, o Waguinho da Cecília (412 votos), Edson Ferreira da Silva, o Edinho da Prata (342 votos) e Sebastião Ribeiro Neto, o Tião Neto (324 votos). O bloco de oposição não conseguiu eleger nenhum representante, sendo que até os suplentes são da coligação do prefeito reeleito.
Rafael Freire celebrou o apoio recebido e atribuiu a vitória nas urnas ao reconhecimento e aprovação da gestão. “Essa vitória é a resposta da população ao trabalho que temos realizado. Nos últimos anos, enfrentamos muitos desafios, mas seguimos com transparência e responsabilidade. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais a vida dos alpinopolenses.”
Léo do Posto, em tom mais informal, também expressou sua gratidão, prometendo ainda mais dedicação e trabalho nos próximos quatro anos. “Agradeço de coração a cada voto. A confiança que o povo depositou em nós será retribuída com ainda mais dedicação e trabalho. Vamos juntos, com humildade, continuar essa caminhada”, disse.