Destaques Política

Cartórios Eleitorais da região distribuem urnas nos locais de votação

5 de outubro de 2024

EQUIPAMENTOS EM PASSOS ESTAVAM ACONDICIONADOS NO FÓRUM E SEPARADOS DE ACORDO COM O LOCAL DE VOTAÇÃO./ foto: Divulgação

Carlos Renato

PASSOS – O Cartório Eleitoral em Passos inicia, a partir das 8h deste sábado, 5, a distribuição das urnas eletrônicas que serão utilizadas na eleição municipal de 2024. A previsão é finalizar a entrega entre 12h e 13h nos 35 locais de votação.

De acordo com o chefe do cartório, Alexandre Araújo, após a realização das cerimônias públicas e finalização das etapas de verificação e autenticidade, as urnas foram acomodadas em uma sala reservada e lacrada no fórum, aguardando o momento da distribuição.

“Para isso, temos uma comissão de transporte, que cuida da locomoção das pessoas da zona rural e para pessoas com necessidades especiais, e primordialmente, o transporte de coisas, que inclui as urnas”, disse.

Segundo Alexandre, cinco conjuntos de veículos estão disponíveis para a distribuição de todos os equipamentos necessários aos trabalhos das mesas receptoras durante a votação.

“Esse conjunto inclui os veículos que vão transportar e distribuir as urnas, além de veículos de apoio, que vão transportar as pessoas que vão carregar as urnas, e outro veículo que vai transportar as técnicas da Justiça Eleitoral, que vão selecionar as salas e identificar com cartazes as seções nos locais de votação”, afirma.

Conforme o chefe do cartório, a equipe da comissão de transporte deve realizar cinco rotas de distribuição ao longo do dia. Cada trajeto deve entregar as urnas de cinco a seis locais de votação.

“Ao chegar nesses locais predeterminados, as urnas ficarão em salas lacradas, escolhidas pelos diretores ou administradores das instituições de ensino. Sendo que eles já foram treinados e orientados a preservar todos os equipamentos até amanhã (domingo), para serem entregues aos presidentes de seção.”

“Com isso, essa cadeia de custódia será rigorosamente observada, evitando que pessoas que não estejam investidas legalmente nas funções eleitorais toquem nos equipamentos de eleição indevidamente. Seguimos uma formalidade jurídica que deve ser respeitada”, destaca.

Segundo Alexandre, todos os locais de votação serão monitorados em tempo real para garantir a segurança e integridade dos materiais que serão usados no pleito. “Eu observarei tudo e acompanharei toda a entrega. Um mínimo problema que houver, vamos resolver naquele momento. Todas as informações estão e serão sempre coordenadas”, aponta.

 

Piumhi

A 220ª Zona Eleitoral de Piumhi, que atende Capitólio, Doresópolis, Piumhi, São Roque de Minas e Vargem Bonita, vai iniciar a distribuição dos equipamentos na tarde deste sábado, 5.

Segundo a técnica judiciária do cartório, Fabiana Gonçalves dos Reis, as urnas e demais materiais de apoio serão carregados em veículos disponíveis pelas prefeituras dos municípios.

“As urnas que vão para o município de São Roque de Minas sairão em comboio, escoltadas pela equipe da Polícia Militar e ficarão alocadas no fórum até no domingo, quando partirão para as seções eleitorais, sendo três delas localizadas na zona rural”, informou.

“Já as urnas dos demais municípios abrangidos pelo Cartório Eleitoral ficarão guardadas dentro dos veículos nas dependências do cartório com escolta da Polícia Militar. A distribuição das urnas acontece amanhã e será feita pela nossa equipe e pelo apoio logístico convocado para esta finalidade através da função de coordenação de prédio”, destacou.

Segundo Fabiana, o Cartório Eleitoral de Piumhi terá a participação de 516 mesários, 74 coletores de justificativa, 75 auxiliares de serviços eleitorais, 72 administradores de prédio, oito auxiliares de divulgação, 23 coordenadores de acessibilidade, 12 pessoas que compõem a Junta eleitoral, 58 auxiliares de transporte, 12 técnicos de urna e 11 servidores do cartório, com um total de 861 pessoas envolvidas diretamente no pleito.

 

Paraíso

A 260ª Zona Eleitoral, que atende os municípios de São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Jacuí e São Tomás de Aquino, também inicia a distribuição de urnas neste sábado, 5.

Segundo a técnica judiciária do cartório, Shislene Oliveira, em Jacuí e Itamogi a distribuição começa na tarde de hoje, com as urnas e demais materiais sendo transportados com a escolta da Polícia Militar.

“Chegando nessas cidades, os equipamentos vão permanecer em uma sala lacrada para a distribuição nos locais de votação no domingo de manhã”, disse.

De acordo com a técnica, em São Tomás de Aquino, por ser uma cidade mais próxima, a distribuição acontece no próprio domingo, diretamente nos locais de votação.

Shislene destacou ainda que, em São Sebastião do Paraíso, os presidentes de seção retiram amanhã os materiais necessários no próprio cartório e encaminham aos locais de votação. “Com exceção do Distrito de Termopolis e da Guardinha, onde as urnas vão chegar no domingo de manhã”, apontou a técnica.

Ela informou ainda que veículos estarão de prontidão no domingo, caso algum presidente de seção não puder buscar as urnas no cartório.