Destaques Geral

Quedas de energia em Vargem Bonita tiveram causas distintas, diz Cemig

16 de setembro de 2024

Moradores do município relatam prejuízos e transtornos com as quedas de energia nos últimos meses./ FOTO: Reprodução

Carlos Renato

VARGEM BONITA – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informa que as recentes interrupções no fornecimento de energia registradas em Vargem Bonita foram causadas por fatores distintos.

Segundo a companhia, parte das interrupções foi provocada por ventos, raios, pássaros ou objetos que tocam os fios, enquanto outros casos foram decorrentes da necessidade de transferência de cargas do município para outras fontes de alimentação, durante uma execução de obra de melhoria na infraestrutura das redes de energia que abastecem Vargem Bonita.

“Para resolver esses problemas transitórios, a rede elétrica conta com equipamentos chamados religadores automáticos, que realizam ciclos de abertura e fechamento até que o sistema se estabilize. Esses equipamentos atuam temporariamente para evitar interrupções prolongadas, restabelecendo o serviço de maneira mais rápida”, explicou.

De acordo com a Cemig, o munícipio deve receber, até 2025, obras de dupla alimentação, com investimento previsto de R$ 5 milhões. “A medida vai garantir uma fonte suplementar de energia para o município em casos de perda da fonte principal, permitindo um restabelecimento mais rápido e eficiente do serviço”, informou a companhia.

“Um dos principais projetos previstos para a área é a instalação de uma nova subestação de energia em São Roque de Minas, com capacidade de 15 MVA, além da construção de 46,1 km de linhas de transmissão de 138 kV. Essas obras, que representam um investimento de R$ 62 milhões, beneficiarão toda a população de São Roque de Minas, Vargem Bonita e das áreas rurais da Serra da Canastra”, destacou.

A companhia ressalta ainda a conversão de 61 km de rede monofásica para trifásica, por meio do Programa Minas Trifásico, incluindo a rede de energia que conecta Vargem Bonita ao distrito de São José do Barreiro, aumentando a capacidade e confiabilidade do fornecimento.

A Cemig garante que após a conclusão dessas intervenções, a expectativa é que a situação que vem gerando os desligamentos relatados pela população seja resolvida, garantindo maior estabilidade no fornecimento de energia na região.

Queixas

Moradores de Vargem Bonita e região queixam das interrupções de energia desde julho. Um vídeo feito por uma moradora local, no dia 25 de julho, mostra a cidade no escuro, quando a cidade estaria recebendo uma grande quantidade de turistas.

Dedes então, moradores reclamam que esse problema tem gerado transtornos e prejuízos, com equipamentos queimados e perda de produtos de estabelecimentos comerciais.