10 de setembro de 2024
Palestras sobre a valorização da vida e orientações em salas de espera são as principais atividades organizadas pelos PSFs de Passos./ Foto: REPRODUÇÃO
Vinícius Borges
PASSOS – Nesta terça-feira, 10, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Neste mês é realizada a Campanha Setembro Amarelo, sobre a conscientização sobre o assunto. Em 2024, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda”. Os órgãos e entidades ligados à área da saúde desenvolvem projetos e ações voltadas ao tema durante todo o ano, mas principalmente em setembro.
De acordo com a enfermeira da atenção primária à saúde em Passos Roberta Borges Lopes, neste mês serão realizadas palestras sobre a valorização da vida e também serão feitas orientações em salas de espera sobre o tema na rede de saúde do município.
“O Setembro Amarelo não é um mês para ficar falando muito em suicídio e colocando balões amarelos, porque isso pode gerar gatilhos tanto em pessoas que perderam entes queridos por suicídio quanto em indivíduos que possuem essa vontade, tanto que setembro é o mês no ano o qual mais possui mortes por suicídio, pois as pessoas começam a buscar mais sobre”, disse a enfermeira.
Segundo a profissional, em relação ao cuidado sobre a divulgação da data, o foco fica maior para alertas em salas de espera e palestras sobre a valorização da vida.
“Neste Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, todos os PSFs farão atividades em salas de espera com psicólogos, enfermeiros ou outros profissionais da área, ou também outros tipos de atividades que cada PSF tem uma realidade, assim preferindo fazer em escolas ou grupos específicos”, afirmou Roberta em relação a atuação dos 24 PSFs do município nesta data.
O Setembro Amarelo é uma campanha sobre a conscientização e prevenção do suicídio. Este mês tem como objetivo romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando a busca por ajuda.