17 de agosto de 2024
Evento foi realizado em parceria entre a 35ª SER e UFLA Campus Paraíso / Foto: Reprodução
S. S. PARAÍSO – A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso realizou, nesta sexta-feira,16, o 2º Encontro de Estudantes do Ensino Médio do Tempo Integral (EMTI). O evento aconteceu no campus da Universidade Federal de Lavras (Ufla) em Paraíso e reuniu cerca de 800 alunos.
Além da troca de experiências, intercâmbio de conhecimento com direito a apresentações artísticas os adolescentes puderam conhecer as instalações da instituição que está com suas portas abertas para parceria com as escolas da região e visitações.
“Hoje é mais um dia de celebração, quando reunimos estudantes de nove municípios representantes de 11 escolas onde temos o Ensino Médio em Tempo Integral para celebrarmos as conquistas e superação de tantos desafios que são surgidos a cada momento”, afirma a superintendente de ensino, Maisa Claudia de Melo Barreto.
“Os alunos são os protagonistas por estarem buscando ampliar conhecimentos e construído futuras carreiras”, afirma Maisa.
Segundo ela, neste segundo ano de comemorações foi celebrada uma parceria com a Ufla em Paraíso. “Temos aqui a possibilidade destes estudantes continuarem com seus caminhos para a formação profissional. O nosso projeto é um primeiro passo que visa despertar os alunos sobre as novas possibilidades e perspectivas e a universidade oferece esta oportunidade de prosseguirem na formação profissional”, acrescenta.
“Esta é uma parceria importante com a Regional de Ensino. Possibilitamos que os estudantes conheçam a universidade, suas instalações, conversem com alunos, professores e toda nossa equipe. Aqui é o caminho para o futuro, temos condições e capacidade de bem atender, principalmente com a oferta de cursos destinados a tecnologia, onde estão ligadas muitas profissões, é uma alegria poder receber a todos”, afirma o diretor da campus de Paraíso da Ufla, Fernando Henrique Ferrari Alves.
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes enfatizou que o apoio do governo estadual tem sido fundamental para possibilitar que mais escolas ingressem. “Com o tempo integral, os alunos vão poder aprender mais, aprender com qualidade e vão construir caminhos para o futuro”, ressalta. Ele cita que a parceria com a Ufla é fundamental.
“Estamos diante de uma das melhores universidades do mundo, Paraíso tem a felicidade de ter o único campus fora de Lavras, é oportunidade para os nossos estudantes aproveitarem o que se tem aqui com cursos de qualidade, professores de alto nível e cursos tecnológicos que formam para o futuro”, disse.
A estudante Ana Clara Campos, da E.E. Ary Pimenta Bugelli, de Itaú de Minas, participou do encontro e disse que está se superando em estar na escola o dia todo. “No começo me pareceu cansativo, mas aceitei o desafio. Tenho certeza de que a recompensa virá com o tempo”, avalia. Na mesma situação sua colega Maria Paula Costa diz que está gostando da nova realidade. “Entrei pensando no meu futuro e está valendo, quero me dedicar ainda mais para poder completar esta fase e fazer a faculdade, estar aqui até parece um sonho”, afima.
De Paraíso, a estudante Ana Lara de Oliveira Sousa, da E.E. Paula Frassinetti, disse ter gostado muito da experiência. “Moro aqui perto e sempre tive vontade de conhecer aqui a Ufla, quem sabe um dia eu consiga estudar aqui, vai ser muito bom. Por enquanto, vou me dedicar aos estudos em tempo integral e quem sabe um dia”, descreve.
Para Vitor César de Carvalho Lima, também aluno da E.E. Paula Frassinetti, participar do Ensino Médio em Tempo Integral está sendo uma boa experiência. “No início chegava cansado em casa e achava chato. Mas agora já me acostumei, fiz novos amigos estou aprendendo bastante na área de tecnologia que é onde pretendo seguir e buscar minha formação. Quem sabe aqui na Ufla eu consiga chegar onde pretendo”, completa.
Durante o período da manhã os estudantes fizeram apresentações com fanfarras e encenações teatrais. Também foi possível visitar as instalações da universidade e estar em sala de aula com os alunos veteranos e professores da instituição. No período da tarde o encontro foi realizado na Arena Olímpica com várias outras apresentações e confraternizações entre alunos dos municípios como Itamogi, Jacuí, Itaú de Minas, Guaxupé, Monte Santo de Minas entre outros, além dos anfitriões de São Sebastião do Paraíso.