22 de julho de 2024
Partes do corpo da santa francesa seguirá em peregrinação em todo o Brasil / Foto: Divulgação
CARLOS RENATO
CÁSSIA – O Santuário de Santa Rita de Cássia recebe no dia 4 de agosto a urna contendo relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus.
O padre e vice-reitor do santuário, Dione Piza, destacou que as chamadas “Relíquias de Santa Terezinha” são partes do corpo da santa francesa falecida em 1897 e admirada pelo povo católico.
“Em uma grande urna de madeira, a qual inclusive foi presente da nação brasileira ao santuário de Lisieux, estão o fêmur e ossos do pé de Santa Terezinha. Esta urna está em uma peregrinação por todo o Brasil, graças a um pedido da Ordem dos Frades Carmelitas Descalços do Brasil, marcando 150 anos do nascimento de Santa Terezinha, comemorado em 2023, e 100 anos de sua canonização, memória que acontecerá em 2025”, disse Piza.
Segundo o padre, essas relíquias, que chegaram ao Brasil em janeiro deste ano, visitam o santuário pela primeira vez.
“Uma Santa Missa será presidida, às 15h, após a veneração dos fiéis às relíquias, que deverão chegar ao Carmelo de Passos, às 18h, permanecendo na cidade até o dia 6 de agosto”, destacou.
Conforme Piza, “as relíquias não são apenas um pedaço do corpo de alguém que chamamos de Santo, mas uma parte; ou seja, quando o fiel está junto às relíquias, ele está, presencial e fisicamente, junto do Santo que venera”.
Ele ressalta ainda que em um dos escritos, Santa Terezinha disse: “Depois da minha morte, farei cair do Céu uma chuva de rosas”, indicando que muitas bençãos seriam derramadas do céu mediante sua intercessão.
Por isso, segundo ele, esta será uma oportunidade muito especial para todos os católicos que se fizerem presentes no santuário.
Dia de Maria
O Santuário de Santa Rita de Cássia realizou na última terça-feira, 16, o “1º Dia com Maria”, que teve como tema “Feliz aquele que acredita”.
O evento teve a participação do diácono Luiz Fernando, da comunidade Cenáculo de Franca, e do padre Dalmácio, da Comunidade Hodei também de Franca, que celebrou uma missa e Adoração ao Santíssimo.