Consumidor

DEFESA DO CONSUMIDOR

26 de abril de 2024

Repelentes eficientes

A cada dia os municípios mineiros enfrentam alta nos casos de dengue. A recomendação dada por todos os especialistas é se prevenir ao máximo do transmissor das arboviroses, o Aedes aegypti, seja evitando o acúmulo de água parada ou com a aplicação de repelentes.

Icaridina

Se, no período recente, você consultou um médico a respeito da dengue ou leu alguma recomendação na internet já deve ter ouvido falar da Icaridina. Afinal, os repelentes com essa substância estão entre os mais recomendados para proteção contra o Aedes aegypti. Mas você sabe o porquê? Será que, de fato, esse tipo de repelente é o mais eficiente?

Explica

O professor Guilherme Tavares, doutor em fármaco e medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP), explica o motivo de alguns repelentes serem mais recomendados para prevenção de arboviroses em detrimento de outros.

O que é a Icaridina?

Segundo Tavares, a Icaridina nada mais é do que o componente ativo do repelente, ou seja, a molécula responsável por impedir que o mosquito se aproxime. Existem repelentes de diversos tipos, mas os mais comuns são os que contém as seguintes substâncias ativas: DEET, Icaridina, IR3535 e óleo de citronela.

Produtos

Nesse caso, a diferença entre os produtos comercializados diz respeito ao tipo de substância ativa e a concentração dessa substância no repelente. Essas características fazem com que os produtos tenham duração de ação distintas, explica o professor. Por exemplo, repelentes contendo 10% de DEET, após aplicação na pele, são efetivos por até quatro horas. Produtos contendo 20% de Icaridina, duram até dez horas; já produtos contendo 18% de IR3535 podem durar até oito horas.

Sobre a roupa

Os repelentes devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo e por cima da roupa. E devem ser reaplicados de acordo com a indicação de cada fabricante e em caso de suor excessivo ou contato com água. Para aplicação da forma spray no rosto ou em crianças, o ideal é aplicar primeiro na mão e depois espalhar no corpo, lembrando sempre de lavar as mãos com água e sabão depois da aplicação.