Destaques Geral

SRS Passos avança no Qualifica Cerest e atinge nota máxima em 2023

9 de abril de 2024

Avanço é resultado de capacitações das referências técnicas municipais / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – A Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) atingiu nota máxima no Qualifica Cerest 2023, com 165 pontos. Em 2022, a nota da regional foi de 137 pontos.

Segundo informações da SRS, o avanço é resultado de capacitações das referências técnicas municipais e adesão dos municípios às ações pela saúde do trabalhador no Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) – Regional de Passos.

Foram 165 pontos obtidos pelo cumprimento de uma série de critérios técnicos, que indicam a qualidade da atuação do Cerest Regional de Passos e do serviço das referências municipais da saúde do trabalhador.

O Qualifica Cerest é um instrumento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) por meio do qual são monitoradas as ações desenvolvidas pelos Cerests nos estados. Essas ações são relacionadas à vigilância, assistência e educação permanente em saúde do trabalhador e que são promovidas pela SRS Passos, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) junto ao Cerest Regional de Passos e aos municípios da área de abrangência da SRS Passos.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, o Qualifica Cerest mostra a importância das ações de educação permanente em saúde do trabalhador e do Cerest como polo irradiador na formação dos trabalhadores da rede de atenção à saúde e do controle social. “A aprendizagem valoriza as práticas do cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e substituição criativa de modelos por práticas cooperativas e colaborativas, e isso garante a efetividade das ações voltadas à saúde do trabalhador nos territórios”, afirma.

A referência técnica em saúde do trabalhador da SRS Passos, Guatabi de Oliveira Marciano, explica que o Qualifica Cerest engloba indicadores e dados registrados em sistemas nacionais de informação e em questionário preenchido pelo próprio Cerest em formulário virtual do Ministério da Saúde. “Através de ações contínuas de capacitação com a equipe Cerest Passos e os 27 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Passos, conseguimos, através dos critérios de avaliação nacional, alcançar a nota máxima de pontuação: 165 pontos, pelo cumprimento de todos os critérios técnicos”, disse.

           

            Critérios cumpridos pela SRS Passos para o Cerest Qualifica:
– Existência de registro de doenças e agravos relacionados ao trabalho de notificação compulsória no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
– Existência de registro de Consulta médica em Saúde dos trabalhadores no Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA/SUS), bem como consulta de profissional de nível superior na atenção especializada e consulta em saúde do trabalhador na atenção especializada.
– Existência de registro de emissão de parecer sobre nexo causal realizado pelo Cerest e/ou serviço de saúde da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SIA/SUS, com notificação de Dart (Doenças e Agravos Relacionados ao Trabalho), realizada no Sinan pelo Cerest.
– Existência de inspeção sanitária em Saúde dos trabalhadores.
– Existência de registro de apoio matricial à saúde dos trabalhadores.
– Monitoramento quadrimestral dos indicadores preconizados através de análises epidemiológicas.
– Existência de registro de atividade de educação em saúde dos trabalhadores no SIA/SUS.
– Existência de registro de atividade de educação permanente em saúde dos trabalhadores para os trabalhadores.