5 de março de 2024
Ambulância reserva utilizada em Passos está em manutenção./ Foto: Divulgação.
Leonardo Natalino
PASSOS – Após uma denúncia sobre problemas nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Passos nesta terça-feira, a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul) informou que os veículos credenciados estão funcionando. Segundo o secretário executivo do Cissul/Samu, Filipe Batista, as ambulâncias credenciadas estão funcionando normalmente.
De acordo com Filipe Batista, o Cissul não recebeu nenhuma notificação sobre a falta de ambulâncias para o atendimento da população em Passos. Ele afirma que o município conta com três veículos, sendo dois credenciados e um reserva.
As ambulâncias credenciadas, básica e avançada, estão funcionando, e apenas a reserva, utilizada quando as credenciadas necessitam de reparos, está passando por manutenção, disse o secretário-executivo.
Segundo informações do vereador Francisco Sena, Passos estaria sem ambulâncias para atender a população nesta terça-feira, 5. Ele alega que dois veículos estariam passando por manutenção em e outro com problemas na base do Samu.
“Recebi denúncias que o Samu estava sem atendimento para a população, por falta de ambulâncias. Eu cheguei lá, e os próprios funcionários confirmaram que as ambulâncias estavam na manutenção”, disse o vereador.
Ainda segundo Francisco Sena, apenas a ambulância reserva estava no Samu, mas com problema na troca de marchas. No fim da tarde de ontem, era esperado que uma retornasse da manutenção. O vereador encaminhou uma denúncia ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais.