Destaques Esporte

Cruzeiro passa vexame e entra na lista de zebras da Copa do Brasil

22 de fevereiro de 2024

Em zebra histórica, Sousa se classifica pela primeira vez no torneio./ Foto: Reprodução.

Bianca Simionato

PASSOS – Na última quarta-feira, 21, o Cruzeiro entrou para a lista de zebras da Copa do Brasil após perder por 2 x 0 para o Sousa-PB. A competição historicamente é marcada por pregar peças em times tradicionais. Neste ano até agora a grande vítima foi o Cabuloso.

Esportivamente, o maior campeão do torneio escreve o pior momento da história, sendo eliminado na primeira fase por um time com investimento bem inferior. Além da Raposa outros gigantes do futebol já foram surpreendidos logo na primeira fase ao serem derrotados por times de menor expressão.

Em 2002, O ASA de Arapiraca, eliminou o Palmeiras na primeira etapa. Na época, havia jogos de ida e volta desde a fase inicial. O time alagoano perdeu por 1 x 0 na ida, mas surpreendeu ao fazer 2 x 1 em São Paulo, mesmo com um jogador a menos desde os 15 minutos.

Mais recentemente, em 2022, foi a vez da dupla Gre-Nal. Ambos foram eliminados na primeira fase daquela edição, já com o regulamento atual de jogo único. O Tricolor levou 3 x 2 do Mirassol, no interior paulista. O Colorado, por sua vez, perdeu de 2 a 0 para o Globo-RN.

Pela segunda fase, o Santos caiu para o CSA-AL por 1 x 0 em 2009. Em 2020, foi a vez do Atlético passar pela zebra. O Galo perdeu nos pênaltis para o então pouco conhecido Afogados, de Pernambuco.

Além das primeiras fases, já tivemos zebras na grande final. A primeira vez aconteceu em 1991, quando o Criciúma levou o título após empatar com o Grêmio. Em 1999, mais de 100 mil pessoas viram o Juventude ser campeão da Copa, em pleno Maracanã, diante do Botafogo. Em 2004 também teve o Santo André sendo campeão no Maraca depois de ganhar do Flamengo. Por fim, em 2005 o Paulista, de Jundiaí também assombrou um time do Rio, dessa vez sendo campeão sobre o Fluminense.