17 de fevereiro de 2024
Robson Fernandes é o artilheiro entre todos os campeonatos estaduais./ Foto: Reprodução.
Bianca Simionato
PASSOS – Neste ano, as redes dos estádios ao redor do Brasil foram estufadas quase 2 mil vezes. Em um levantamento feito pelo “GE”, levando em conta as divisões de elite dos estaduais, além dos campeonatos regionais e nacionais, os números dos dois primeiros meses do ano no futebol brasileiro foram sensacionais.
Atualmente, entre todas as competições, saíram 1.711 gols de Norte ao Sul do Brasil. Líder do ranking, o Campeonato Paulista é quem mais teve gols marcados, com 116 tentos, seguido pelo Catarinense, com 110, e pelo Paranaense, com 107.
Fechando o top-5 com mais gols, está o Goiano e o Carioca com, respectivamente, 98 e 96 gols. O campeonato Gaúcho aparece na 7ª posição com 91 gols e o Mineiro apenas 12ª com 68 tentos.
Além disso, algumas goleadas marcaram o começo do ano, como o Bahia de Feira vencendo o Jacobina por 6 x 1, no Campeonato Baiano, o América-RN batendo o Globo FC por 7 x 0, no Campeonato Potiguar. E o América superando o Ipatinga por 6 x 1, no Mineiro.
Entre os artilheiros dos campeonatos o maior artilheiro é Robson Fernandes do Coritiba com 9 tentos marcados. No Paulistão, Dellatorre do Mirassol e López do Palmeiras são os artilheiros com 5 gols. Do Catarinense três disputam a artilharia. Mariotto, Venícius Cascais e Yuri Mamute com 4 gols. Do goiano, Paulo Baya do Goiás é o artilheiro com 6 bolas na rede. Já do Carioca, Carlinhos do Nova Iguaçu é o que tem mais gols, 7 no total.