Informes

Informes

19 de janeiro de 2024

Partidos

Com o natural rearranjo dos partidos políticos num ano eleitoral, com adesões e dissidências de toda ordem nas siglas, começa agora a corrida para a filiação de correligionários, alguns deles que vão usar as siglas para suas candidaturas.

Filiações

Segundo o TSE, atualmente a maior legenda do Brasil em número de filiados é o MDB, com 2.075.848 filiações ativas. Em seguida vem o PT, que saiu de 1,60 milhão de filiados em janeiro para 1,62 milhão em novembro de 2023

Fuga

Considerando que o PT hoje está no Governo, o crescimento pequeno foi uma fuga positiva do padrão dos partidos com mais de um milhão de filiados. Todos os outros nesta categoria tiveram quedas, ainda que tímidas. A exceção é o PRD (Partido Renovação Democrática), que foi criado em novembro de 2023, com a fusão do Patriota e o PTB.

Oposição

Por outro lado, o PL de Jair Bolsonaro cresceu 6% no primeiro ano do novo governo Lula. Saiu de 761 mil em janeiro para 807 mil em novembro. O partido comandado por Valdemar Costa Neto (foto) é de franca oposição à gestão petista, principalmente no Congresso.

Adversários

Tanto PT quanto PL devem ser adversários diretos nas eleições municipais de 2024. O enfrentamento com a direita foi explicitado na resolução do Diretório Nacional do PT em 2023, segundo nota divulgada no início de dezembro.

Consolidação

Para o PT, a disputa pelas prefeituras e pelas vagas de vereadores será uma oportunidade para “organizar e consolidar a base popular necessária para mudar a correlação de forças políticas e mudar o Brasil”, dizem os dirigentes.

Projeto

Já o PL tem como objetivo conquistar mais de 1.500 prefeituras. Segundo Costa Neto, essa marca será atingida defendendo valores conservadores e mantendo a oposição ao PT, sem “a menor possibilidade de o Partido Liberal formar qualquer tipo de coligação ou acordo” com os petistas, segundo já divulgou em seu perfil nas redes sociais.

Crescimento

“Somos a legenda que mais cresce no Brasil, e com a força dos nossos parlamentares e de Bolsonaro, iremos fazer mais de 1500 prefeitos nas próximas eleições”, afirmou o presidente do PL em junho de 2023.

Perfil

A maior parte dos filiados petistas fazem parte da base da sigla há mais de 10 anos. São 81,4% dos filiados, segundo o TSE. Nos últimos cinco anos, o PT conseguiu filiar pouco mais de 200 mil pessoas.

Sudeste

A maior parte dos filiados que moram no Brasil são da região sudeste, com 677,6 mil pessoas como integrantes do PT. A segunda região com mais petistas é um reduto importante da sigla: o Nordeste. Os nordestinos somam 401,8 mil filiados, segundo os dados até novembro.

Masculino

Entre os filiados que vivem no Brasil, a maior parte da militância petista é masculina, concentrando 53,1% dos filiados. As mulheres são 46,7%, enquanto o restante não informou o gênero ao TSE.

INFORMES_waldemar.jpg

 

Divulgação

 

FRASES

“.