17 de janeiro de 2024
Cerimônia de batismo aos capoeiristas está agendada para o final do ano./ Foto: Divulgação.
Rafael Marcon
CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia inicia no dia 1º de fevereiro as inscrições para as aulas gratuitas de capoeira. Segundo a administração, em 2023 foram recebidas 43 inscrições realizadas
Segundo o coordenador da Secção de Cultura e Patrimônio Histórico de Cássia, Dannilo Rodrigues, as aulas acontecem nas terças e quintas, das 19h às 21h, na Casa da Cultura, ministrada pelo mestre de capoeira conhecido como Serginho.
Para ele, a medida de incentivo a capoeira vai para além da prática da atividade física, pois fornece ao praticante desenvoltura educacional, social e cultural.
“A capoeira em Cássia é reconhecida como bem imaterial protegida por tombamento pelo município. Tem sim a relevância, abrangendo aspectos culturais, sociais, educacionais, físicos e econômicos. Ela desempenham um papel importante na promoção da diversidade cultural e no fortalecimento da comunidade onde é praticada”, disse.
“Ela oferece uma combinação de benefícios físicos, mentais e sociais. É uma prática versátil que pode ser adaptada para atender a diferentes idades e níveis de habilidade, acredito que torna uma opção valiosa para promover o bem-estar e o desenvolvimento integral das pessoas”, disse.
De acordo com o coordenador, o foco da capoeira não é a competição em si, mas o desenvolvimento individual, por conta disso, a prática é administrada pela secção de Cultura, pois o bem maior da capoeira é a valorização da tradição.
“Embora a capoeira tenha elementos de luta e pode envolver movimentos que lembram uma competição, ela não segue o modelo tradicional de competições, com vencedores e perdedores. A ênfase está na expressão individual, na interação respeitosa entre os praticantes e na preservação da tradição cultural”, explicou.
Segundo ele, no fim de ano, a coordenação da Seção de Cultura prepara uma cerimônia para batizar os integrantes calouros que realizarem a inscrição neste ano.
Em dezembro de 2023, o evento de batismo contou com grupos de capoeira da região e ainda condecorou os participantes. Além da troca da cor do cordão, o encontro proporcionou homenagens, premiações, certificados e troféus aos capoeiristas de Cássia.