11 de janeiro de 2024
Comissão organizadora reuniu para definir calendário do encontro de carros de boi em 2024./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
NOVA RESENDE – Antônio Luiz Ferreira, o Antônio do Mané, tomou posse, nesta quarta-feira, 10, para a presidência da Associação dos Carreiros e Pequenos Produtores Rurais de Nova Resende. Ele e demais membros da nova diretoria foram empossados para o mandato de dois anos, podendo ser prorrogável por mais um.
Após duas gestões seguidas, o ex-presidente Nivaldo Rodrigues de Oliveira, o Nivaldo Lima, de 51 anos, continua na entidade sem fins lucrativos. Segundo ele, nos próximos dias a ata de posse deve ser registrada no cartório do município. Ele reforçou ainda que há 14 anos promoveu o primeiro Circuito do Encontro de Carros de Bois do Sudoeste Mineiro.
“Já é tradição o evento. Dei minha contribuição como presidente, porém não vai faltar apoio de minha parte para o Antônio do Mané e os outros companheiros da diretoria”, garantiu.
No dia 31 de dezembro, a Comissão Organizadora do Encontro de Carros de Bois do Sudoeste Mineiro reuniu no distrito de Santa Cruz da Aparecida, em Monte Belo, para definir o calendário da 13ª edição do evento. A cidade de Nova Resende deve sediar cinco etapas, Areado e Monte Belo vão receber duas etapas.
A comunidade rural da Mumbuca, vai aproveitar o encontro marcado para o dia 21 de junho, na Fazenda Nova Passos, para transportar lenha suficiente para erguer a fogueira de São João, considerada uma das mais altas do estado.
Jacuí, no dia 4 de fevereiro, será o primeiro município a receber as comitivas de 20 cidades que fazem parte do calendário. Algumas vão com mais de 10 carros, dezenas de bois e carreiros, chegando a viajar cerca de três dias, com paradas noturnas de repouso e descanso dos animais. No dia 18 de fevereiro, Nova Resende recebe a primeira etapa das cinco programadas no município.
No mês de março, bairro Rio Claro, em Nova Resende, recebe o circuito no dia 3 e o município de Conceição da Aparecida no dia 17. Em abril, distrito Mata do Sino, em Juruaia, recebe o evento no dia 14. Em maio, no dia 5, é a vez de São Pedro da União e dia 19 em Bom Jesus da Penha.
No mês de junho, o circuito chega no distrito Santa Cruz da Prata, em Guaranésia e em Areado no dia 9, já a Fazenda Nova Passos (Mumbuca) recebe o evento no dia 21. Em 7 de julho vai para Alterosa e no dia 21 em Cabo Verde. No dia 4 de agosto vai para o distrito Três Barras, em Carmo do Rio Claro e no dia 18, para o distrito Santa Cruz da Aparecida, em Monte Belo.
No mês de setembro, o evento chega em Botelhos (dia 1º) e o desfile do Lar São Vicente de Paulo, em Nova Resende, no dia 29. Já em outubro, Monte Belo ficou com o dia 20. No dia 10 de novembro vai para os bairros dos Vianas/Rio Claro, em Nova Resende, e no dia 24, no bairro Cafundó, também em Nova Resende. Por fim em dezembro, fica no bairro Tapixé, em Areado, no dia 18.
Para a etapa do dia 18 de fevereiro, em Nova Resende, o ex-presidente da associação espera recepcionar mais de 150 carros de bois. Em 2019, por causa da pandemia da covid-19, o circuito foi suspenso.