5 de janeiro de 2024
Foto: Divulgação.
Tamiris Figueiredo
PASSOS – Neste sábado, o Dia de Santos Reis será celebrado com missas às 6h e às 19h na Capela Santos Reis e Santa Luzia, no bairro Santa Luzia, em Passos.
As missas serão celebradas pelo padre Darci Donizetti da Silva. “A festa da epifania na igreja marca a revelação que Deus realiza da vinda do seu filho à humanidade. Os primeiros a receber essa revelação são os pastores, juntamente com os Reis Magos ou Reis Santos. É uma data festiva tradicional da igreja, presente no calendário religioso anual. Todos os anos, no dia 6 de janeiro, se comemora a festa da epifania que é o dia da visitação”, afirma
“As festividades dos Santos Reis têm aspecto devocional, a devoção aos santos reais. A importância dela tem um caráter individual, não coletivo. A festa dos santos reis não é uma festa com finalidade cultural”, disse.
De acordo com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a festa da Epifania do Senhor é marcada em algumas regiões do Brasil por uma antiga celebração popular herdada da colonização e também é marcada pela riqueza da miscigenação. O dia 6 de janeiro é a data dedicada no calendário brasileiro aos Reis Magos, que visitaram Jesus no presépio após serem conduzidos pela estrela de Belém.
PASSOS – Segundo a Bíblia, três reis magos seguiram a estrela de Belém para visitar o menino Jesus. Através deles, pretendia-se representar os reinos do mundo todo. Assim, Baltasar entregou a Jesus um arbusto de mirra, para reconhecer a humanidade. Gaspar trouxe como presente um incenso, como forma de reconhecimento da divindade e Melquior presenteou o menino com ouro em reconhecimento da realeza.
Sobre o nome dos reis magos, ainda há uma simbologia mística. Gaspar quer dizer “aquele que vai inspecionar”, Melquior significa “meu rei é luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o rei”.
Até hoje comemoramos em homenagem aos sábios membros da realeza, no dia 6 de janeiro, o Dia dos Reis. Desse modo, é muito comum fazer simpatias pedindo aos reis magos sorte, dinheiro e até mesmo amor neste dia. Como existem diversas simpatias, separamos 3 para você fazer!
Normalmente, as simpatias dos reis magos, são feitas no período de transição dos anos. Por exemplo, algumas são feitas no Natal, Ano Novo e no Dia dos Reis. Vamos conhecer algumas:
Se nos seus objetivos para o próximo ano está a paz de espírito e a harmonia em seu lar, essa simpatia é perfeita!
Para tanto, você precisa escrever o nome dos três reis magos no batente superior da sua porta de entrada. Escreva com lápis Baltasar, Gaspar Melchior com lápis.
Ao escrever, mentalize e repita a frase: “Assim como trouxeram tanta luz para nosso Mestre Jesus, que tragam boas energias para casa, protegendo todos os meus familiares. Amém”.
E pronto! A simpatia irá funcionar tanto para quem mora com você como quem te visita! Legal né?
Se seu objetivo é atrair prosperidade em todos os âmbitos da sua vida, pega o papel e anota essa simpatia!
Em primeiro lugar, cuide o calendário. Essa simpatia só poder ser feita no Dia dos Reis Magos, ou seja, no dia 06 de janeiro.
Depois coloque uma romã pequena dentro de um saco vermelho. Ofereça a fruta aos três reis como presente. Por fim, deixe o saco atrás da porta da sala para que garantir prosperidade.
Dificilmente você irá achar essa simpatia na internet. Isso porque ela é uma simpatia passada de gerações para gerações pela comunicação oral. É provável que você já a conheça, seja pelos seus pais ou avós.
O empresário Luiz Carlos Manfrin conta que aprendeu a simpatia com seu pai e faz ela há mais de 20 anos! “Sempre deu certo, a cada ano que passa tenho mais prosperidade”.
Segundo ele, ela deve ser feita na na virada do ano. Para isso, quando o relógio estiver quase batendo à meia-noite, coma 12 grãos de uva. Mas não coma as sementes, pois 12 delas serão usadas na simpatia.
Desse modo, ao comer os grãos de uvas e separar as sementes, mentalize a fartura que você deseja para o próximo ano. Um emprego fixo, um salário bom, um dinheiro inesperado, a aquisição de um bem e peça para os reis magos.
Depois pegue as doze sementes mais doze grãos de lentilha e enrole dentro de uma nota de dinheiro de papel.
Comece com uma nota de pequeno valor, como a de dois reais. Dobre bem a nota e certifique-se que não há perigo das sementes de uva e dos grãos de lentilha caírem para fora. Guarde na carteira e terá dinheiro o ano todo.
Assim, na próxima virada de ano, você precisa gastar a nota que usou e jogar as sementes fora. Refaça anualmente a simpatia e vá aumentando o valor das notas para aumentar seus ganhos.