Destaques Geral

Sala Mineira de Cássia promove curso de produção artesanal de queijos

19 de dezembro de 2023

Foto: Reprodução.

CÁSSIA – A Sala Mineira do Empreendedor em Cássia, em parceria com o Sindicato Rural e o Sistema Faemg Senar Minas, oferece 12 vagas para o curso gratuito de produção artesanal de queijos especiais. A iniciativa visa capacitar interessados na região, para o desenvolvimento local e a diversificação da produção agrícola.

Segundo informações da Sala Mineira, A iniciativa visa capacitar interessados na região, para o desenvolvimento local e a diversificação da produção agrícola.

De acordo com nutricionista do Sistema Faemg Senar e instrutora do curso, Arlyna Franklin, Nutricionista Instrutora do Sistema Faemg Senar, o curso tem como pré-requisito a conclusão do primeiro módulo do curso básico de derivados do leite, oferecido anteriormente, preparando os participantes para a etapa de derivados especiais.

Segundo ela, os temas abordados durante o curso são: Legislação, Registro junto a Órgãos de Inspeção e rotulagem; Noções de boas práticas de fabricação; Limpeza e desinfecção do ambiente, do vasilhame, dos utensílios e do local de trabalho; Análise do Leite, pasteurização lenta, preparo e manutenção da salmoura; e Fabricação dos queijos provolone, parmesão, morbier, queijo prato (cobocó), queijo coalho, bebida láctea fermentada e requeijão vremoso.

Segundo a instrutora, as aulas durarão cinco dias, com início previsto para 15 de janeiro e término no dia 19, ocorrendo em dois horários: das 15h às 19h ou das 8h às 17h, no Rotary Clube. Os participantes vão receber os materiais necessários para a realização do curso.

Os interessados podem se inscrever por meio do WhatsApp ((35) 99901-4547 ou (35) 99165-0353, com o prazo para participação e inscrição encerrando na primeira semana de janeiro. Marangela Batista, agente de desenvolvimento rural, será o responsável pela organização das inscrições e pela estruturação do ambiente de aprendizado.

Conforme informações da Sala Mineira, os requisitos para participação incluem idade mínima de 18 anos, dentre outros. Ao término do curso, os alunos aprovados receberão certificação. O documento será disponibilizado aproximadamente dez dias após a conclusão do curso, representando o reconhecimento do aprendizado e a capacidade dos participantes na produção de queijos especiais.