Destaques Moda

Penugem de pêssego

9 de dezembro de 2023

Pêssego inspirou cor do ano 2024./ Foto: Reprodução.

BLOCO DE MODA – Wagner Penna

Como faz todos os anos, a Pantone, empresa referência na padronização de tonalidades, em nível mundial, lançou uma cartela com a cor ícone da temporada. Uma das mais assertivas, nos últimos anos, foi o verde esmeralda, que a empresa lançou como referência há 4 ou 5 anos e virou febre na moda, na arquitetura, no design e por aí afora.

Na semana passada, o assunto foi a cor-padrão de 2024 escolhida pela Patone, mais exatamente o pêssego. Ao pé da letra, ela indicou o ‘penugem de pêssego’, o que quer dizer um alaranjado em variações de tons rosados e aveludados. Uma tonalidade vibrante, alegre e bem afinada com nosso temperamento tropical.

Mas o tom ‘pêssego’ vai além disso. Segundo os exotéricos, significa amor e atração – e também romantismo. Para a moda é um tom um pouco difícil de trabalhar, porque combina com poucos tons, entre eles verde, azul, amarelo, marrom e branco.

Dito isso, quem gosta de se adiantar no fashion pode até começar a usá-lo já nas festas de fim de ano. São muitas as coleções recentes que pincelaram os tons puxados para pêssego em seus modelos.

Aproveite e brinde!

VAIVÉM

Todos nós já ouvimos falar de tecidos que protegem contra os raios UV. Mas, agora, a Diklatex lançou um tecido que transforma o calor do sol em raios infravermelhos que estimulam a circulação do sangue. Um efeito positivo, principalmente, para os atletas. A base é a poliamida, um fio durável e confortável.

***

O disse me disse na moda é a chegada da tecnologia de Inteligencia Artificial (IA) no assunto. Antes, achavam que afetaria apenas o criativo (ajudando os estilistas) ou no monitoramento do estoque. Mas, agora, viram que vai muito mais longe. Pode até fazer a gestão das empresas e decidir qual caminho fashion mais adequado para determinada marca. A turma está de cabelos em pé.

PONTO FINAL

O feio e o bonito na moda é algo relativo e depende de quem os enxerga. Mas a marca Balenciaga conseguiu uma (quase) unanimidade com seu desfile em Los Angeles, onde colocou os modelos com sapatões gigantes, uma versão esquisita do ‘sapato de palhaço’. Até as blogueiras que adoram essas coisas estranhas na moda, criticaram a proposta na web. Sem comentários.