20 de novembro de 2023
Foto: Divulgação.
Tamiris Figueiredo
ITAÚ DE MINAS – Será realizado nesta quinta-feira, 23, em Itaú de Minas, 3º Fórum Regional de Saúde Mental. O evento celebra os 30 anos do grupo terapêutico Amigos para Sempre e vai acontecer na Câmara, com a participação de especialistas na área.
O fórum é promovido pela Prefeitura de Itaú de Minas e começa às 7h30, com credenciamento e café da manhã. A abertura está prevista para às 8h, com a apresentação do coral do Amigos para Sempre.
Além mostrar o trabalho do grupo, o evento também busca integrar outras cidades que desenvolvem projetos na área de saúde mental, afirma o coordenador terapêutico do Amigos Para Sempre, Hélio de Lima Júnior.
Segundo ele, o grupo começou com oito pessoas e, atualmente, tem 150 participantes. Lima Júnior afirma que os trabalhos são desenvolvidos em três espectros: a oficina terapêutica, área de recreação e a área das dinâmicas de grupos.
O coordenador também disse que o grupo conta com subvenção da prefeitura para manter as atividades e de apoio de organizações e da comunidade de Itaú. “A comunidade nos ajuda muito, porque nós fazemos domingueira beneficente e arrecadamos algum dinheiro para manter as atividades do grupo. Nessa domingueira, além da gente arrecadar brindes, eles também participam das atividades e têm acesso ao grupo Amigos para Sempre”, afirma Lima Júnior.
Para o coordenador do grupo a intenção é que outros fóruns sejam realizadas na região. “A nossa pretensão é que tenha outros fóruns, não só em Itaú de Minas, como em outras cidades da região com trabalhos que se possa debater a saúde mental. Porque 98% das nossas doenças, no fundo, são psicossomáticas, por isso a importância da saúde mental, e que possa ser discutida nas diversas cidades com a comunidade, com outros profissionais e para encarar a doença mental como algo natural, como se encara qualquer outra doença”, afirma Lima Júnior.
O fórum conta ainda com a presença de especialistas como Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kolly, psicóloga e psicanalista, que discorrerá sobre “Psicanálise e Educação”. Durante a tarde, Luciana de Rezende Teixeira, psicóloga e psicanalista, apresenta a palestra “Um caso clínico na psicanálise”, seguida da apresentação de Aparecida Maria Oliveira.
No período da tarde, será ministrada a palestra de Mayara Bhering Duarte, psicóloga de Ribeirão Preto que vai abordar os “Impactos Contemporâneos na Saúde Mental”, seguida pela apresentação de dança dos participantes do Grupo Amigos para Sempre.