24 de outubro de 2023
Foto: Divulgação.
PASSOS – O Ano Sacerdotal Diocesano inspirado em dom Inácio Dal Monte foi aberto, na última semana, pela Diocese de Guaxupé. Até setembro do próximo ano, os padres e o bispo dom José Lanza Neto vão promover diversas atividades para fortalecer a vida, a vocação, a saúde física e mental dos presbíteros.
A partir de fevereiro do próximo ano, a Diocese de Guaxupé promove peregrinações com o quadro do Servo de Deus Dom Inácio, que está em processo de beatificação desde 2018, nas paróquias e nas comunidades que integram a instituição.
Segundo informações da diocese, o Ano Sacerdotal Diocesano é uma iniciativa que tem por objetivo cuidar e valorizar os padres. A abertura do ano jubilar aconteceu na Santa Missa no Altar Central, da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo bispo dom José Lanza Neto.
“Nós queremos ampliar, compreender e aprofundar ainda mais a nossa vocação, este dom precioso que recebemos de Deus. Nós não podemos nos deixar esfriar, por isso vamos criar iniciativas para alcançar nossos objetivos”, afirma o religioso.
Durante este período, que vai até setembro de 2024, a Pastoral Presbiteral, junto com o bispo, vai promover diversas atividades.
De acordo com a diocese, entre os objetivos estão assistir os padres doentes, reconhecer o trabalho dos padres eméritos e idosos, estimular as comunidades a rezar pelos padres, esclarecer o papel do pároco e suas responsabilidades, animar os padres em sua missão diária como líderes de comunidade, redescobrir o ardor missionário de uma “Igreja em Saída” e apontar caminhos e alternativas diante dos desafios da vida pastoral.
O Ano Sacerdotal se inspira na vida e no testemunho do Servo de Deus, dom Inácio João Dal Monte, quarto bispo da Diocese de Guaxupé, que está em processo de beatificação desde 2018.
A partir de fevereiro do próximo ano, vão acontecer peregrinações com o quadro do Servo de Deus Dom Inácio nas paróquias e nas comunidades da Diocese de Guaxupé. A organização dessas visitas será feita pelos setores pastorais da diocese e contará com uma programação especial de oração e conscientização a respeito da vida e vocação dos padres. Para este ano está previsto o trabalho de divulgação do ano temático.