Consumidor

Defesa do Consumidor

1 de setembro de 2023

Limpa nome

O programa federal de renegociação de dívidas Desenrola Brasil tem sido uma ferramenta fundamental para a diminuição de pessoas físicas inscritas em cadastros de serviços de proteção ao crédito, como o SPC, SCPC e Serasa. Por ser uma novidade no setor econômico, com vigência prevista para até 31 de dezembro de 2023, a procura por informações relacionadas aos benefícios proporcionados pela iniciativa bateu recordes nos sistemas de busca do Google.

Crescimento

A pesquisa, conduzida pela equipe da Agência Conversion e pelo portal InvestNews, identificou uma taxa de crescimento de 172,72% pelo termo “limpa nome”, entre os meses de julho de 2022 a julho de 2023. Já os termos “programa desenrola” e “limpa nome governo” obtiveram o mesmo resultado na variação anual de 494.900,0%.

Similar

Fenômeno semelhante aconteceu com a frase “programa limpa nome do governo”, que registrou elevação de 147.900,0%. Como as primeiras negociações e divulgações na imprensa sobre o novo programa começaram a ser veiculadas em março de 2023, a nível de comparação, a procura por esse exato termo cresceu 1.581,81%, desde que passou a ser divulgado, no período de março a julho deste ano.

Variações

Outras variações similares buscadas pelos usuários na plataforma demonstraram igual ou superior nível de crescimento. Como é o caso do “programa limpa nome” que, em um ano, aumentou 90.233,33% e o “serasa limpa nome 2023” que obteve uma relevante taxa de aumento de 201.566,67%. O volume das buscas sinaliza o tamanho do interesse pelo incentivo às renegociações e consequente retorno do acesso ao crédito em diferentes instâncias.

Agravantes

Afinal, a inadimplência e inscrição nos sistemas de proteção ao crédito geram uma série de agravantes ao consumidor. Dentre as principais, estão a negativação do CPF, suspensão ou dificuldade em conseguir liberações de créditos, crediários, financiamentos e empréstimos e, ainda, a perda de cargo público nos casos previstos em edital. Além disso, ao contrário do que se imagina, débitos com mais de 5 anos de inscrição no Serasa não desaparecem, pois o credor continua com o valor pendente na lista de inadimplentes até efetuar o pagamento. O incentivo à renegociação intermediado pelo Governo Federal cumpre promessas feitas durante o pleito eleitoral e atende uma demanda popular de genuíno interesse pela quitação de dívidas.